O pensamento educacional contra-hegemônico na América Latina: algumas considerações comparativas entre a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Histórico-crítica

Autores

  • Robson Machado Universidade de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.692

Palavras-chave:

Liberdade, Trabalho educativo, Conhecimento, Escola

Resumo

Neste artigo, busca-se evidenciar a importância do pensamento educacional contra-hegemônico na América Latina em contexto de crise estrutural do modo de produção capitalista. Observa-se, ante o recrudescimento da ideologia neoliberal e neoconservadora, os ataques perpetrados contra a pedagogia libertadora e a pedagogia histórico-crítica. Argumenta-se que as teorias pedagógicas em questão tornaram-se alvos da racionalidade burguesa em função do seu comprometimento com a educação e a emancipação da classe trabalhadora. Acusa-se a classe dominante de tentar atribuir equivalência entre o pensamento libertador e o histórico-crítico, sonegando as suas diferenças relativas à fundamentação filosófica e às formulações pedagógicas.  À vista disso, toma-se como orientação a produção intelectual de Paulo Freire e Dermeval Saviani, bem como a de seus comentadores e colaboradores, a fim de se estabelecer comparações sumárias entre a pedagogia libertadora e a pedagogia histórico-crítica. Para tanto, elege-se como objeto de análise as concepções de escola, de trabalho educativo, de conhecimento e de liberdade. A partir de uma abordagem teórico-bibliográfica guiada pelo materialismo histórico-dialético, conclui-se em defesa da educação contra-hegemônica e da imprescindibilidade das teorias analisadas para o desenvolvimento de uma prática social mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Robson Machado, Universidade de Campinas - UNICAMP

Graduado em História (2011). Possui especialização em História do Brasil, com ênfase em Diversidade Cultural Brasileira, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2016) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2023). Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/GT Unicamp. Seus interesses acadêmicos se referem, principalmente, aos seguintes temas: História da Educação, Filosofia da Educação, Ideologia e Educação, História das Políticas Educacionais no Brasil, Marxismo e Educação e Pedagogia Histórico-Crítica e Trabalho Educativo.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Machado, R. (2023). O pensamento educacional contra-hegemônico na América Latina: algumas considerações comparativas entre a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Histórico-crítica. Devir Educação, 7(1), e–692. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.692

Edição

Seção

Dossiê