Paralelo entre planejamentos de atividades presenciais e remotas na formação inicial de professores de química envolvendo a conservação e restauração de bens culturais

Autores

  • Matheus de Castro e Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0003-4256-6320
  • Penha Souza Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.396

Palavras-chave:

TIC, planejamento didático, conservação de bens culturais, formação de professores, ensino remoto

Resumo

A inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas licenciaturas ocorreu como forma de possibilitar um ensino superior remoto em diferentes instituições e universidades. Essa inclusão fez com que os planejamentos das disciplinas fossem alterados, de modo a transpor atividades presenciais em práticas assíncronas e encontros síncronos. Neste relato de experiências, discutimos de que forma o planejamento de um conjunto de atividades de formação inicial de professores de Química e licenciandos em Pedagogia foi modificado para o ensino remoto, contemplando as TIC e suas potencialidades. Inicialmente, apresentamos um panorama do contexto pandêmico e das políticas de ensino remoto emergencial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – local onde ocorreu a coleta de dados a partir de uma disciplina optativa com a participação de dezoito licenciandos. A partir da participação desses licenciandos em atividades assíncronas e encontros síncronos, percebemos as possibilidades de cada TIC para a formação inicial de professores. Ademais, fazendo um paralelo entre os planos presenciais e remotos, destacamos a perda de aspectos investigativos das atividades e a necessidade de estudos envolvendo propostas curriculares envolvendo ensino remoto, TIC e contextos investigativos na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Castro e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação, PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação e Docência, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. matheuscastroqui@gmail.com. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1524304388085935. 

Penha Souza Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. penhadss@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502422679229022. 

Referências

AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o Ensino Remoto Emergencial na graduação na UNICAMP – Brasil. Linha Mestra, n. 41, p. 52-62, 2020. Disponível em: <http: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392>. Acesso em 19 de junho de 2021.
ANDIFES. Reitores fazem relatos sobre as experiências de ensino remoto
em seminário da Andifes. Brasília, DF: Portal ANDIFES. Disponível em:
https://bit.ly/2RfGfFG. Acesso em: 3 ago. 2020.
ARAÚJO, Sandra Cristina Marquez; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Tecnologias digitais na formação do professor de Química mediada pela construção de webquest. In: NERY, Belmayr Knopki; ZANON, Lenir Basso. (org.). Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente em Química e Ciências. 1 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016, p. 73-96.
ARRUDA, Eucidio P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <http: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em 19 de junho de 2021.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese - Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. Disponível em: <http: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027>. Acesso em 15 de junho de 2021.
BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 mai. 2017. Seção 1, p. 3.
CASTILLO, Sonia Salcedo del. Cenário da arquitetura da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida S. de M.; NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, D. L. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 111, p. 1-21, 2021. Disponível em <http: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/53yPKgh7jK4sT8FGsYGn7cg/>. Acesso em 10 de junho de 2021.
DIAS, Paula Duarte Rachid. Comunicação e arte contemporânea: as obras site-specific do Inhotim. 2016. 47 p. Monografia (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Escola de Comunicação – ECO, Rio de Janeiro, 2016.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrados profissionais em educação: políticas de implantação e desafios às perspectivas metodológicas. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 01, n. 01, p. 11- 29, 2018. Disponível em: <http: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2299>. Acesso em 15 de junho de 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.
LAGO, Nicole Cecchele; TERRA, Stela Xavier; CATEN, Carla Schwengber Ten; RIBEIRO, José Luis Duarte. Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 2, p. 391-406, 2021. Disponível em <http: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14439>. Acesso em 12 de junho de 2021.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Nº 02/2020, de 9 de julho de 2020. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2020. Disponível em <http: https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Resolucoes-Comuns>. Acesso em 19 de julho de 2021.
VIVANCO, Georgina; GOROSTIAGA, Jorge. Cultura digital y diversidade: perspectivas de discursos de políticas TIC-Educación. Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas, v. 47, n. 165, p. 1016-1043, 2017. Disponível em <http: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/4261>. Acesso em 20 de julho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

de Castro e Silva, M., & Souza Silva, P. (2021). Paralelo entre planejamentos de atividades presenciais e remotas na formação inicial de professores de química envolvendo a conservação e restauração de bens culturais. Devir Educação, 90–117. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.396