Profissionalidade docente no ensino superior como tema de investigação e o status das pesquisas

Autores

  • Juliana Marcondes de Morais Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Magali Aparecida Silvestre Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.928

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Ensino superior, Formação docente, Estudo bibliográfico

Resumo

O presente artigo foi produzido a partir de um estudo bibliográfico realizado paralelamente com o estado da arte de uma tese de doutorado, em andamento, na área da Educação: “Programa de aperfeiçoamento didático da Unifesp: contribuições e desafios do estágio de docência na pós-graduação stricto sensu para o início da constituição da profissionalidade docente”.  A referida tese propõe investigar o processo formativo de pós-graduandos no estágio de docência da Universidade Federal de São Paulo, buscando identificar e compreender elementos que figuram como fatores iniciais para a constituição da profissionalidade docente dos egressos participantes, mediante às contribuições e os desafios do Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD). O estudo bibliográfico analisou oito (8) artigos publicados nos últimos cinco anos, relacionados à temática profissionalidade docente no ensino superior, e selecionados a partir de filtros de busca no portal de periódicos da CAPES. A pergunta que norteou a análise foi: o que apresentam os estudos sobre profissionalidade docente no ensino superior? Teve como objetivo principal investigar o que as pesquisas sobre profissionalidade docente no ensino superior têm produzido sobre essa temática e como objetivos específicos: a) realizar um estudo bibliográfico a partir do levantamento de artigos sobre profissionalidade docente no ensino superior; b) compilar os estudos encontrados e formular o foco das pesquisas. Os resultados da análise revelaram que os estudos sobre profissionalidade docente no ensino superior valorizam as experiências e os relatos dos docentes, buscando compreender, refletir e discutir a constituição da profissionalidade e identidade docente a partir da trajetória profissional e de programas de formação continuada.

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Biografia do Autor

Juliana Marcondes de Morais, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutoranda em Educação na UNIFESP na linha de pesquisa "Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas", mestra em Ciências pelo Programa Projetos Educacionais de Ciências da USP (2019), especialista em Neuropsicologia e Educação pelo ITECNE (2012), em Revisão de textos (PUC,2022) e pedagoga pela Universidade do Vale do Paraíba (2010). Atuou 12 anos na Educação Básica: docência e orientação pedagógica e, atualmente, trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIFESP, lotada no Núcleo de Apoio ao Estudante no Campus UNIFESP-SJC, cujas atividades envolvem o apoio pedagógico à assistência e permanência estudantil. Também é membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da mesma universidade.

Magali Aparecida Silvestre, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino-Americano, da UFMG. Professora Associada II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP responsável pela unidade curricular Planejamento e Avaliação Educacional e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Pesquisadora no campo da Formação de Professores/as do Ensino Fundamental e Ensino Superior, desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: trabalho docente, identidade profissional docente, estágio curricular, residência pedagógica, inserção profissional docente, formação inicial e continuada, didática, práticas pedagógicas, avaliação educacional, estudos de egressos da graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP e o Observatório Temático de Educação Superior da EFLCH. Exerceu as seguintes funções: Diretora Acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos da UNIFESP (2017-2021); Coordenadora da Coordenadoria de Sistemas de Avaliação e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) (2015-2017); Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação CPA (2013-2017); Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UNIFESP (2012-2013); Membro Titular do Conselho de Pós Graduação e Pesquisa da Unifesp (2021-2023); Coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2016-2017); Vice-coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2017-2019); Secretária Regional Sudeste da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais da Educação - Anfope (2022-2023). Por mais de 15 anos trabalhou em escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo, como professora dos primeiros anos do ensino fundamental, EJA e coordenadora pedagógica.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Marcondes de Morais, J., & Silvestre, M. A. (2025). Profissionalidade docente no ensino superior como tema de investigação e o status das pesquisas. Devir Educação, 9(1), e–928. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.928

Edição

Seção

Artigos