Dificuldades e desafios dos professores do ensino fundamental 1 em relação ao ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.536Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Desafios; Formação docenteResumo
O Ensino de Ciências é de suma importância na formação cidadã; desde que este seja planejado, pode possibilitar uma compreensão do mundo, ou seja, promove uma leitura do mundo. Entretanto são vários desafios para que a formação cidadã ocorra e um dos desafios é a formação inicial dos professores no Ensino de Ciências. Vários autores têm discutido as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental 1 nesta área de conhecimento. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso no qual abordamos as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Fundamental 1 no exercício de sua ação pedagógica no Ensino de Ciências em uma escola da rede pública do interior do estado de Goiás. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se para coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos por oito professores das turmas de 1º ao 5º ano da Escola. Os dados obtidos através dos questionários foram transcritos e analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva. Avalia-se que os professores reconhecem a importância do Ensino de Ciências para a formação dos alunos. Porém, apontam uma série de dificuldades como falta de tempo devido à cobrança sobre Português e Matemática, a falta de recursos didáticos e por fim, a falta de formação inicial adequada. Acredita-se que a oferta de uma formação continuada poderia auxiliar a mudar a realidade do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 1.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997.
BONANDO, P. A. Ensino de Ciências nas séries iniciais do 1º grau: descrição análise de um programa de ensino e assessoria ao professor. Dissertação de Mestrado, Programa de pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 1998.
CHASSOT, A.I. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. São Paul, v. 23, n.22, p.89-100, 2003.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: Editora Aique, 1991.
DESLAURIERS, J. P. O delineamento de pesquisa qualitativa. 3 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
DUCATTI-SILVA, K. C. A. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado, programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Federal Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo, 2005.
FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões, Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.
GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livros, 2005.
LOPES, C. V. M., DULAC, E. B. F. Ideias e palavras na/da ciência ou leitura e escrita; o que a ciência tem a ver com tudo isso? In: NEVES, I. C. B. et Al. (Orgs). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas, 8. Ed., Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2007.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2000.
HAMBURGER, E. W. Alguns apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais. Estudos avançados, v. 21, p.93-104, 2007.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ROSA, C. W., PEREZ, C. A. S., DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 357-368, 2007.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva do letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: v.12, n.36. set-dez, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.