Baixos desempenhos dos estudantes: o que fazer quando o problema do ensino encontra o da vontade de aprender?
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1110Palavras-chave:
Baixo desempenho de estudantes, Ensino de química, Concepções docentes, Relação com o saberResumo
Em um contexto que se problematiza a qualidade da educação, a formação e a prática docentes têm ganhado cada vez mais centralidade, tendo em vista seus efeitos na aprendizagem dos estudantes. Frente a isso, no presente estudo, buscou-se investigar a razão para os baixos desempenhos quantitativos na disciplina de Química, sob a ótica do professor, em uma escola estadual mineira. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, tendo como participante uma professora em uma escola estadual mineira. A partir dos dados produzidos na pesquisa, verificamos a existência de concepções simplistas em torno do ensino e aprendizagem, construídas e elaboradas a partir de um discurso muito superficial acerca do estudante e da sua vontade de aprender, o que justifica processos desmobilizadores para a docência e podem impactar negativamente nos resultados quantitativos apresentados pelos estudantes.
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