Baixos desempenhos dos estudantes: o que fazer quando o problema do ensino encontra o da vontade de aprender?

Autores

  • José Gomes Thomaz Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1110

Palavras-chave:

Baixo desempenho de estudantes, Ensino de química, Concepções docentes, Relação com o saber

Resumo

Em um contexto que se problematiza a qualidade da educação, a formação e a prática docentes têm ganhado cada vez mais centralidade, tendo em vista seus efeitos na aprendizagem dos estudantes. Frente a isso, no presente estudo, buscou-se investigar a razão para os baixos desempenhos quantitativos na disciplina de Química, sob a ótica do professor, em uma escola estadual mineira. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, tendo como participante uma professora em uma escola estadual mineira. A partir dos dados produzidos na pesquisa, verificamos a existência de concepções simplistas em torno do ensino e aprendizagem, construídas e elaboradas a partir de um discurso muito superficial acerca do estudante e da sua vontade de aprender, o que justifica processos desmobilizadores para a docência e podem impactar negativamente nos resultados quantitativos apresentados pelos estudantes.

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Biografia do Autor

José Gomes Thomaz, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre em Educação, Licenciado em Química, Pedagogo e Psicopedagogo. Possui experiência em pesquisas nas áreas de Educação e Química Inorgânica Medicinal, com ênfase em Formação Docente e Compostos Organometálicos, respectivamente. Atuou como bolsista, no âmbito da iniciação científica do CNPq e da CAPES. Têm-se me dedicado, nos últimos anos, a pesquisas voltadas à formação de professores, ao estudo da relação com o saber, fracasso escolar e aprendizado das Ciências Naturais e Matemática. Atualmente, é professor e especialista da Educação Básica e integrante do grupo de estudos e pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Possui, ainda, experiência como professor nas redes públicas e privadas de ensino.

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa- UFV, Viçosa, MG. Pós-doutora pela FPCE da Universidade do Porto, Portugal (2020); Pós-doutora pela FaE/UFMG (2014); Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio na FPCE da Universidade do Porto(2005). Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Educação- PPGE- UFV;  Líder do grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas- FORMEPE- UFV(CNPq/UFV). E-mail: avalente@ufv.br;  avalenteferenc@gmail.com;

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Gomes Thomaz, J., & Valente Fernandes Ferenc, A. (2025). Baixos desempenhos dos estudantes: o que fazer quando o problema do ensino encontra o da vontade de aprender?. Devir Educação, 9(1), e-1110. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1110

Edição

Seção

Dossiê

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