Saberes necessários à docência
narrativas de professoras alfabetizadoras com experiência reconhecida
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.556Palavras-chave:
Formação de Professores; Alfabetização; Professores experientes.Resumo
Este artigo mobiliza reflexões a partir de uma pesquisa produzida na pós-graduação que teve por objetivo analisar a construção dos saberes inventariados como necessários na prática por professoras alfabetizadoras com experiência reconhecida. A interlocução com pesquisadores como Soares (2004), Tardif (2010), Nóvoa (2017) e Carvalho (2018) trouxe o aporte para a compreensão desses saberes necessários à docência construídos e mobilizados na formação e na prática profissional docente. Entrevistas narrativas foram os instrumentos selecionados para dialogar com as quatro professoras das séries iniciais participantes da pesquisa. A partir das narrativas, chegamos às seguintes conclusões: os saberes profissionais acionados advêm do pensamento pessoal e da experiência construídos ao longo da vida, no intercruzamento entre história de vida e história profissional; os desafios vividos na sala de aula exigem que o professor imponha regras de convívio; a reflexão crítica e a ética são ações e posições necessárias ao exercício profissional; a atenção ao conhecimento do aluno, a seu desenvolvimento cognitivo e ao contexto social são demandas da profissão; o investimento contínuo na formação é prática dessas profissionais. Todos esses elementos, observados nas narrativas das professoras, nos permitiram compreender que elas possuem conhecimentos de natureza compósita, marcados pela diversidade de experiências, por suas escolhas pessoais e por eventos que tornam suas histórias únicas. Nas narrativas das quatro professoras, foi possível perceber elementos de identificação e de aproximação em suas trajetórias como, por exemplo, a formação no magistério, em nível médio, o que parece ter potencializado o entrelaçamento entre a profissão e a escola.
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