Os fundamentos pedagógicos e as estruturas dos currículos nacionais para a educação básica, no Brasil e na Itália: uma leitura comparativa

Autores/as

  • Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho Universidade Estadual de São Paulo - USP
  • Roberto Célio Valadão Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.655

Palabras clave:

Currículo nacional. Currículo escolar. Metodologias de ensino.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados egressos da leitura comparativa dos currículos nacionais brasileiro e italiano, com foco nos fundamentos pedagógicos e nas estruturas destas normativas referentes ao Ensino Fundamental, no Brasil, e ao seu correspondente “Primo Ciclo d’Istruzione”, na Itália. A fim de se identificar e compreender o contexto das normativas curriculares em questão, abordaremos inicialmente as diferenças entre currículo nacional e currículo da escola. Munidos de informações relevantes para a compreensão do contexto dos documentos analisados, apresentamos a divisão escolar no Brasil e na Itália, o contexto histórico das normativas e, por fim, os objetivos e as estratégias de ensino-aprendizagem preconizados nas normativas curriculares em âmbito geral e em ambos os países. De modo generalizado, os resultados nos revelam que as normativas curriculares são parcialmente convergentes, notadamente quanto à proposição do desenvolvimento de competências, da autonomia do aluno, do emprego de metodologias ativas e da resolução de problemas. No entanto, as diferenças entre elas se encetam à medida que se toma a análise específica e individual das disciplinas escolares.

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Biografía del autor/a

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Estadual de São Paulo - USP

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil.
Doutor em Estudos históricos, geográficos e antropológicos pela Università Degli Studi di Padova. Itália.

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Geografia, Instituto de Geociencias (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais

Citas

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Publicado

2022-07-11

Cómo citar

Leite Alvarenga Botelho, L. A., & Valadão, R. C. . (2022). Os fundamentos pedagógicos e as estruturas dos currículos nacionais para a educação básica, no Brasil e na Itália: uma leitura comparativa. Devir Educação, 7(1), e–655. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.655