Educação midiática e prática de ensino em contexto pandêmico.

Autores

  • Daiane Trabuco da Cruz Secretaria de Estado da Educação da Bahia
  • Nilcelio Sacramento de Sousa Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0002-8908-1841
  • Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho Universidade do Estado da Bahía - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.933

Palavras-chave:

Educação midiática, Método científico, Educação básica, Pandemia

Resumo

Incorporar a Educação Midiática no currículo escolar é fomentar um ensino (des)compartimentalizado e alicerçado na postura ativa das/os estudantes, inevitavelmente, imersas/os no meio digital. Nessa perspectiva, é imprescindível a utilização de conteúdos que possibilitem a exploração por meio da interdisciplinaridade. Neste trabalho, consumimos a temática Método Científico em uma proposta de ensino por investigação, a partir de uma sequência didática, desenvolvida com estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de um colégio no estado da Bahia. A questão direcionadora do presente trabalho foi avaliar se nossas/os alunas/os estão preparadas/os “midiaticamente” para se posicionar no mundo digital, pois urge saber conferir as fontes de qualquer informação e a intencionalidade, declarada ou subliminar, de postagens que elas/es acessam. Assim, este Projeto constituiu-se num valioso diagnóstico para fomentar ações futuras sobre essa temática in loco ou em espaços diversos, podendo subsidiar a prática docente que deve estar articulada entre as diversas culturas, inclusive a cibernética, nas quais os jovens estão inseridos, bem como suas expectativas futuras.

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Biografia do Autor

Daiane Trabuco da Cruz, Secretaria de Estado da Educação da Bahia

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com especialização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, mestrado e doutorado em Ciências - Botânica, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação e na área de pesquisa em Ciência - especialmente em Genética. Já atuou no ensino superior. Atualmente leciona no ensino fundamental e médio, etapas da educação básica, como servidora pública. 

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Educacionais da Bahia (2010). Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012). Foi professor efetivo do município de Mairi-Bahia, de 2001 a 2023. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e como formador no Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) na Universidade do Estado da Bahia. Atuou também como Secretário Municipal de Educação, município de Mairi-BA, Coordenador e Supervisor Pedagógico no mesmo município e como Tutor na Universidade Federal de Alfenas no Curso de Gestão Pública Municipal. Líder do Grupo de pesquisa ATRAVESSAMENTOS: Estudos e Pesquisas sobre os cotidianos da formação docente e diferenças UFT e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas - Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC/UFF) e Políticas do Corpo e Diferenças (POC's/UFPel). Membro da Associação Brasileira de Currículo ABdC. Tem realizado estudos na área da Educação, tendo como foco formação docente, narrativas, diferenças, gêneros, sexualidades em perspectivas interseccional e currículo. 

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahía - UNEB

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), e Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós-Graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB) e Pedagogia (UNINTER). Desenvolve pesquisa em Práticas de Ensino, Ensino da Literatura, Formação Leitora, e Tecnologias Digitais, com ênfase nas seguintes temáticas: Metodologias Ativas, Docência e Cibercultura, Influenciadores Digitais, Plataformização da Leitura; Mediação, Recepção e Comércio de Obras Literárias na Internet. Acumula experiências enquanto Professor da Escola Básica, Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino de Grande Porte, membro de Comitês para Formulação, Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas para Educação. Atualmente é docente na (UNEB), nos Cursos de Formação de Professores (Graduação), ministrando os Componentes: Estágio Curricular Supervisionado, Prática Pedagógica, Didática, Tecnologias e Educação, também ministra aulas na Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (UNIVASF). Coordena o Programa Universidade Para Todos (UPT), Território de Irecê. É vice-líder do Grupo de Pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR) no qual Coordena a Linha; Leitura, Sociedade, Hipermídias e Formação do(a) Leitor(a).

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Trabuco da Cruz, D. ., Sacramento de Sousa, N., & da Cruz Subrinho, A. U. . (2025). Educação midiática e prática de ensino em contexto pandêmico. Devir Educação, 9(1), e–933. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.933

Edição

Seção

Artigos