Educação midiática e prática de ensino em contexto pandêmico.
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.933Palavras-chave:
Educação midiática, Método científico, Educação básica, PandemiaResumo
Incorporar a Educação Midiática no currículo escolar é fomentar um ensino (des)compartimentalizado e alicerçado na postura ativa das/os estudantes, inevitavelmente, imersas/os no meio digital. Nessa perspectiva, é imprescindível a utilização de conteúdos que possibilitem a exploração por meio da interdisciplinaridade. Neste trabalho, consumimos a temática Método Científico em uma proposta de ensino por investigação, a partir de uma sequência didática, desenvolvida com estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de um colégio no estado da Bahia. A questão direcionadora do presente trabalho foi avaliar se nossas/os alunas/os estão preparadas/os “midiaticamente” para se posicionar no mundo digital, pois urge saber conferir as fontes de qualquer informação e a intencionalidade, declarada ou subliminar, de postagens que elas/es acessam. Assim, este Projeto constituiu-se num valioso diagnóstico para fomentar ações futuras sobre essa temática in loco ou em espaços diversos, podendo subsidiar a prática docente que deve estar articulada entre as diversas culturas, inclusive a cibernética, nas quais os jovens estão inseridos, bem como suas expectativas futuras.
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