História local no ensino de história: o “fenômeno” do progresso agrário, São José dos Quatro Marcos – MT (1979-1984)
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.555Palabras clave:
Fotografia. História. Ensino.Resumen
Este trabalho apresenta uma experiência didática realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual “Lourenço Peruchi”. Como centralidade dessa experiência, analisamos uma fotografia da Avenida São Paulo, do município de São José dos Quatro Marcos-MT no ano de 1980. Esta atividade proporcionou um conhecimento significativo para os alunos, contemplando o currículo proposto no livro didático com elementos da história local. Problematizamos como ações do governo federal influenciaram o cotidiano da população de um município em formação do interior do estado de Mato Grosso e como tais ações contribuíram para o povoamento do município. Percebemos que, ao trabalhar com a fotografia da principal avenida do município, provocamos uma condição de pertencimento e inserção histórica nos alunos. Constatamos que com poucos recursos é possível realizar uma aula que contemple de forma significativa o currículo proposto.
Descargas
Citas
_____. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
CAIMI, Flávia Eloisa. Artigo. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Rev. Tempo. Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Niterói, v.11, nº21, p.34, jul/dez, 2006.
CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
SROCZYNSKI, Claudete Inês. Formação de professores: um olhar sobre a pesquisa educacional em ação – UNEMAT – Sinop/MT. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2002.
COTRIM, Gilberto. Historiar: 9 . 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
_____. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
GUIMARAES NETO, Regina Beatriz. A lenda do ouro verde: política de colonização no Brasil contemporâneo. Cuiabá: UNICEM,2002.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica: 3. ed. Cotia, SP: Ateliê, s/d.
MOLINA, Ana Heloisa. Imagens como documentos – professores, alunos e o ensino e aprendizagem de História: uma relação complexa. Revista de Educação Ciências Humanas e Letras, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Canoas/RS, UNESC, n.17, jan./jun., p. 121-134, 2008.
SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.
VEYNE, Paul. Como se Escreve a História e Foucault revoluciona a História. Brasília: UNB, 1998.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Devir Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.