Educação das relações étnico-raciais: implicações e desafios no ensino da História

Autores

  • Fernanda de Santos Nascimento Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA),

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.763

Palavras-chave:

Ensino de História – Relações Étnico-Raciais – Lei 10.639/03

Resumo

Vinte anos de implementação da lei 10.639/03 e as lutas pela inserção da negritude e da cultura afro-brasileira nos currículos ainda se faz importante. Uma verdadeira construção democrática e inclusiva. A legislação foi um grande avanço que vem saldar a dívida dos currículos das escolas brasileiras em relação ao direito de uma parcela significativa da população ter suas histórias incluídas. O objetivo deste artigo é produzir um balanço sobre o tema a partir de um levantamento bibliográfico. A pesquisa parte da hipótese de que, no que se refere ao ensino de História, há dois grandes problemas a serem superados: a formação docente, que reproduz a perspectiva quadripartite de cronologia histórica (idades antiga, medieval, moderna e contemporânea) e o livro didático, que ainda não inclui, em sua totalidade, uma perspectiva epistemológica que priorize um olhar mais plural com relação ao ensino da História. É possível inferir que estas duas questões ainda exercem obstáculos para o completo desenvolvimento de uma educação livre de preconceitos no Brasil. A bibliografia analisada aponta a necessidade de se utilizar perspectivas outras para o ensino da História, sobretudo aquelas menos tradicionais e amparadas em novas epistemologias. Portanto, concluímos pela necessidade de se continuar construindo o caminho para o ensino das relações étnico-raciais em sala de aula, sobretudo, através da consolidação da área de ensino de História como área de pesquisa e também pelo caminho da formação mais completa, tanto no âmbito da Universidade quanto na formação continuada, de professores.

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Biografia do Autor

Fernanda de Santos Nascimento, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA),

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e mestre em História pela mesma instituição (2010). É bacharel e licenciada em História, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua em pesquisas sobre militares, política e sociedade desde 2007. Em 2016 atuou como Professora Substituta de História no Instituto Federal Sul-riograndense, campus Venâncio Aires. Atualmente, conduz pesquisas sobre a imprensa militar no século XIX. Tem experiência na área de História política, história militar, militares e sociedade, imprensa militar., educação e ensino de história. Membro permanente do GT História Militar da ANPUH - RS.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

de Santos Nascimento, F. (2024). Educação das relações étnico-raciais: implicações e desafios no ensino da História. Devir Educação, 8(1), e–763. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.763

Edição

Seção

Artigos