O uso da mística nas aulas de História do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Autores

  • Alessandra Rufino Santos Universidade Federal de Roraima - UFRR
  • Lucineide Salgado Barroso Universidade Estadual de Roraima - UERR

Palavras-chave:

Educação do campo, Mística, História

Resumo

O movimento de luta pela Educação do Campo tem defendido a importância de construirmos análises a respeito de temas que perpassam a Educação do Campo, e a mística pode ser considerada um desses temas. Nesse sentido, o presente estudo partiu do intuito de utilizar a mística nas aulas da disciplina de História Geral II, no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como espaço de aprendizagem, socialização e reafirmação da identidade campesina dos acadêmicos do referido curso. O objetivo da utilização das místicas nas aulas de História, no ano de 2019, foi proporcionar aos estudantes de Educação do Campo reflexões sobre a sua realidade e, desta forma, despertá-los a reivindicarem melhorias para a transformação de suas vidas cotidiana, assim como a transformação dos sujeitos que vivem no campo em Roraima. Além disso, acreditamos que, através da mística, os sujeitos possam ter a possibilidade de refletir sobre o espaço onde estão, sobre quem são e querem chegar? Nessa lógica, as místicas adquirem significados dentro de um determinado contexto e preservam símbolos em tempos de resistência e construção histórica. Desse modo, a metodologia empregada na pesquisa, se deu através de revisão bibliográfica referente a Educação do Campo, a mística  e a História, e uso de informações adquiridas na disciplina de História Geral II. Por fim, no que concerne ao aporte teórico, foram utilizados autores que oportunizam a compreensão da temática em questão, tais como Arroyo (2009), Caldart (2002; 2004), Monteiro (2007), Nascimento e Martins (2008), Piatti (2021), Rüsen (2006), entre outros.

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Biografia do Autor

Alessandra Rufino Santos, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora Adjunta de História, no curso de licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde também é professora permanente no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). É professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também realizou o pós-doutorado em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Atualmente, é vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Natureza, Educação e Cultura (GPINEC/UFRR). Exerceu atividades de colaboração técnica a pesquisa Fronteiras do Brasil: uma avaliação de política pública, desenvolvida na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem experiência na área de História, Sociologia, Educação do Campo, Educação Indígena, Antropologia e Metodologia Científica em Ciências Sociais. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: Migração Internacional, Fronteira, Educação e Gênero.

Lucineide Salgado Barroso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest (2020) e graduação em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal de Roraima (2014). Além, de especialização em: Docência no Ensino Superior e Educação do Campo pela Faculdade Educação São Luís (2018). Foi professora supervisora do subprojeto Ciências Humanas e sociais PIBID/Diversidade e PIBID da UFRR. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima em parceria com o Instituto Federal de Roraima.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Rufino Santos, A. ., & Salgado Barroso, L. (2024). O uso da mística nas aulas de História do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Devir Educação, 8(1), e–843. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/843

Edição

Seção

Artigos