O lugar das ideias na construção da identidade na América Latina e o perigo de uma história única

Autores

  • Maurício Inácio dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF
  • Rosária Aparecida Dias Eugênio Resende Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.724

Palavras-chave:

Ideias; Lugar; História; Identidade.

Resumo

O debate sobre as ideias presentes na história da América Latina é de especial relevância na construção identitária de sua memória. Mas questionar se elas estão ou não fora do lugar, torna este debate mais intrigante, ao mesmo tempo em que demonstra a importância que a história intelectual adquiriu no contexto latino-americano, de modo especial no Brasil, que teve sua história marca por milhares de acontecimentos políticos e econômicos, transformações, construção de identidades, lutas e indefinições. A formação de nossa identidade como povo é perpassada por diversas ideias que tiveram origem na Europa e aqui estruturaram discursos, práticas e representações diversas que estão nas trajetórias individuais e de coletivos inteiros. Daí a importância do debate das ideias neste processo. O objetivo deste texto, de caráter bibliográfico, é discutir o tema proposto, procurando ajustar o foco entre o lugar e não lugar das ideias na história da América Latina e destacar a importância de pensar a história de forma plural, procurando evitar o risco do perigo de uma história única e totalizante, que muitas vezes prevaleceu na história das ideias no continente americano, na medida em que o “eurocentrismo” se afirmou com suas ideias hegemônicas provocando a negação das ideias locais, ao mesmo tempo que provocou um “epistemicídio”  em nossa história, à medida que negava ou menosprezava o conhecimento de povos originários e africanos que tiveram suas ideias silenciadas na formação de nosso povo, sempre como algo estranho, menor e sem valor.

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Biografia do Autor

Maurício Inácio dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF

Doutorando em Educação pela UFJF, Professor Maurício Inácio dos Santos é Mestre em Educação pela UFLA (2018), na Área de Formação de Professores, Linha Linguagens, Diversidade Cultural e Inovações Pedagógicas/Teoria Crítica da Educação, pós-graduado, com especialização em Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI de Itajubá (2015), em Alfabetização e Letramento pela UFSJ em São João Del Rei (2014), em Gestão Escolar pela UNINCOR de Três Corações (2013) e História e Construção Social do Brasil, UNINCOR em Três Corações (2005). É graduado no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFSJ (2015) e possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Vale do Rio Verde (2001). Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e formado em Filosofia pelo Instituto Filosófico São José (1994). Foi professor Mestre da Fundação Presidente Antônio Carlos/ Unipac-Lambari lecionando várias disciplinas no curso de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis , trabalhando também como coordenador da CPA da Instituição entre 2002 a 2022, Atualmente é professor de História da rede pública de Minas Gerais, na Escola Estadual Prof Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, em Lambari , lecionando a disciplina de História no Ensino Médio.Participa atualmente do grupo de estudos GEFILE, da UFJF, com estudos em Bérgson Pós Colonial. Área de pesquisa e interesse: Filosofia, Educação e História, com pesquisa sobre tempo, memória e experiência em Walter Benjamin e seu enfraquecimento na contemporaneidade.

Rosária Aparecida Dias Eugênio Resende, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação e Formação Humana (UEMG), possui especialização em Inspeção Escolar (UNIPAC), Filosofia Contemporânea(UFSJ) e Coordenação Pedagógica(UFV) , graduação em Pedagogia e História. Trabalhou como Técnico em Educação, lotada na Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura de Barbacena, atuando inicialmente na função de Inspetora Escolar e posteriormente no setor de Programas e Projetos. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Barbacena, atuando nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais, leciona as disciplinas de História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Contação de Histórias e Teatro na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Professora pesquisadora, coordenadora do grupo de pesquisa, "História e Históriografia da Educação, Metodologias Ativas e Artes".

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

dos Santos, M. I., & Dias Eugênio Resende, R. A. . (2023). O lugar das ideias na construção da identidade na América Latina e o perigo de uma história única. Devir Educação, 7(1), e–724. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.724

Edição

Seção

Dossiê