Teoria crítica no PPGE/Unimep: trajetória de pesquisas, congressos e publicações
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.779Palavras-chave:
Teoria Crítica e Sociedade, Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep;, Potencial Pedagógico da Teoria Crítica.Resumo
Produzido para a efeméride dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, comemorados em 2022, este artigo propõe evidenciar as contribuições do GEP – Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação”, criado na UFSCar, em 1991, e que passou a funcionar também na Unimep, a partir de 1996, destacando: I – Os projetos de pesquisa vinculados à teoria crítica da sociedade; II – Os congressos científicos realizados em Piracicaba sob a orientação da teoria crítica; III - A teoria crítica nas dissertações e teses do PPGE-Unimep e demais produções científicas. O artigo rememora as atividades de fundação do Grupo de Pesquisa, em São Carlos, quando buscava empreender leituras e projetos sobre a importância histórico-filosófica do Instituto de Pesquisa Social, fundado em 1923, em Frankfurt, e seus principais pensadores, notadamente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Hebert Marcuse, com a perspectiva de apropriação e atualização de suas contribuições teóricas e metodológicas, de modo a desvendar suas potencialidades formativas. O artigo menciona a ampliação do Grupo de Pesquisa em outras sedes, com destaque para Piracicaba, trazendo a contemporaneidade do pensamento teórico-crítico em temas de transversalidade da educação com outras áreas de saber, notadamente a filosofia, a estética, a tecnologia, a psicologia, a política cultural, a comunicação e a ética, em suas imbricações inesgotáveis nas teses, artigos e livros publicados, congressos, reuniões de leitura, em meio a encontros culturais e muito diálogo. Destaca que o sentido freiriano de a educação estar contida no afeto atravessa as experiências, as pessoas, os lugares, desses 25 anos de Teoria Crítica no PPGE/Unimep.
Downloads
Referências
CABOT, Mateu; LASTORIA, Luiz (Orgs.); ZUIN, Antônio A. S. (Orgs.). Tecnologia, violência, memoria: diagnósticos críticos de la cultura contemporânea. Palma De Mallorca: Anthropos, 2018.
CABOT, Mateu; LASTÓRIA, Luiz; ZUIN, Antônio (Orgs.). Tecnologia, violência, memória. Diagnósticos Críticos da Cultura Contemporânea. Coleção Teoria Crítica 8. São Paulo: Nankin Editorial, 2018.
COSTA, Belarmino C.; PUCCI, Bruno; ARRUDA CAMPOS, Nilce M.; SILVA, Luzia B. O. (Orgs.). Atualidade da Teoria Crítica na Era Global. Coleção Teoria Crítica 4. São Paulo: Nankin Editorial, 2016.
DURÃO, Fábio A.; ZUIN, Antônio; VAZ, Alexandre F. (Orgs.). A Indústria Cultural Hoje. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
FRANCO, Renato; VEDDA, Miguel; ZUIN, Antônio. A. S. (Orgs). Estado de Exceção na Argentina e no Brasil – Uma Perspectiva a partir da Teoria Crítica. Coleção Teoria Crítica 6. São Paulo: Nankin Editorial, 2021.
GRUSCHKA, Andrea; LASTÓRIA, Luiz A. C. N. (Hrsg.). Zur Lage der Bildung – Kritische Diagnose aus Deustchland and Brasilien. Frankfurt am Main: Verlag Barbara Budrich, 2015.
LASTÓRIA, Luiz C. N. L.; ZUIN, Antônio. A. S.; GOMES, Luiz R.; GRUSCHKA, A. (Orgs.). Teoria Crítica, Escritos sobre Educação: Contribuições do Brasil e Alemanha. Coleção Teoria Crítica 3. São Paulo: Nankin Editorial, 2015.
PUCCI, Bruno; GOERGEN, Pedro.; FRANCO, Renato (Orgs.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
PUCCI, Bruno; COSTA, Belarmino C. G. da; LASTÓRIA, Luiz A. C. N. (Orgs.). Tecnologia, Cultura e Formação ... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
PUCCI, Bruno; COSTA, Belarmino C. G. da; LASTÓRIA, Luiz A. C. N. (Orgs.). Teoria Crítica, ética e educação. Campinas/Piracicaba: Autores Associados/Editora da UNIMEP/FAPESP, 2001.
PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, Luiz C. N.; ALMEIDA, Jorge (Orgs.). Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009.
PUCCI, Bruno (Org.). “Dossiê: Teoria Crítica, Experiência Estética e Literatura”. In Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas da UNIMEP, vol. 25, N. 62, 2015.
PUCCI, Bruno (Org.). “Dossiê: Teoria Crítica e Educação”. In Revista Comunicações do PPGE/UNIMEP, Vol. 22, n. 3, 2015.
RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton.; ZUIN, Antônio A. S.; PUCCI, Bruno. (Orgs.). Teoria Crítica, Estética e Educação. Campinas/Piracicaba: Autores Associados/Editora da UNIMEP, 2001.
VEDDA, Miguel; FRANCO, Renato; ZUIN, Antônio A. S. (Orgs.). Estado de Excepción en Argentina y Brasil – Una Perspectiva a partir de la Teoria Crítica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Herramienta, 2020.
ZUIN, Antônio; LASTÓRIA, Luiz A. C.; FRANCO, Renato (Orgs.). Teoria Crítica no Brasil e na América Latina, Coleção Teoria Crítica 5. São Paulo: Nankin Editorial, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.