Teoria crítica no PPGE/Unimep: trajetória de pesquisas, congressos e publicações

Autores

  • Belarmino Cesar Guimarães da Costa Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Bruno Pucci Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.779

Palavras-chave:

Teoria Crítica e Sociedade, Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep;, Potencial Pedagógico da Teoria Crítica.

Resumo

Produzido para a efeméride dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, comemorados em 2022, este artigo propõe evidenciar as contribuições do GEP – Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação”, criado na UFSCar, em 1991, e que passou a funcionar também na Unimep, a partir de 1996, destacando: I – Os projetos de pesquisa vinculados à teoria crítica da sociedade; II – Os congressos científicos realizados em Piracicaba sob a orientação da teoria crítica; III - A teoria crítica nas dissertações e teses do PPGE-Unimep e demais produções científicas. O artigo rememora as atividades de fundação do Grupo de Pesquisa, em São Carlos, quando buscava empreender leituras e projetos sobre a importância histórico-filosófica do Instituto de Pesquisa Social, fundado em 1923, em Frankfurt, e seus principais pensadores, notadamente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Hebert Marcuse, com a perspectiva de apropriação e atualização de suas contribuições teóricas e metodológicas, de modo a desvendar suas potencialidades formativas. O artigo menciona a ampliação do Grupo de Pesquisa em outras sedes, com destaque para Piracicaba, trazendo a contemporaneidade do pensamento teórico-crítico em temas de transversalidade da educação com outras áreas de saber, notadamente a filosofia, a estética, a tecnologia, a psicologia, a política cultural, a comunicação e a ética, em suas imbricações inesgotáveis nas teses, artigos e livros publicados, congressos, reuniões de leitura, em meio a encontros culturais e muito diálogo. Destaca que o sentido freiriano de a educação estar contida no afeto atravessa as experiências, as pessoas, os lugares, desses 25 anos de Teoria Crítica no PPGE/Unimep.

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Biografia do Autor

Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutor em Educação - Unicamp (1999) área de Filosofia e História da Educação; Mestre em Educação - UFSCar (1993) área de Fundamentos da Educação; Jornalista - Unimep (1983). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (linha: História e Filosofia da Educação) e de Cursos de Jornalismo; Cinema e Audiovisual e Radio/TV/Internet da UNIMEP/Piracicaba. Temas de interesse, pesquisa e atuação docente: experiência/formação; indústria cultural e cultura digital; teoria da comunicação; educação e mediação tecnológica; novas tecnologias e estética; linguagem, educação e cultura digital; mídia e formação cultural; filosofia da educação; teoria crítica e indústria cultural; estética e jornalismo; análise iconográfica; metodologia da pesquisa e orientação de IC/TCC/Dissertações. Experiência em Gestão no Ensino Superior (UNIMEP): Diretor da Faculdade de Comunicação e Informática (2003 a 2018); coordenador do Curso de Jornalismo (1994 a 2002). Membro da Cátedra Unesco/Metodista Comunicação para Desenvolvimento Regional; Membro avaliador do Sinais/MEC; Coordenador do GP INTERCOM Comunicação e Educação (2006 a 2009). Integrante dos grupos de Pesquisa Lattes Cnpq: Teoria Crítica e Educação (Unimep/UFSCar/UNESP-Araraquara; Comunicação na Era Digital: Cultura, Estética e Linguagem (Unimep). Participação em bancas avaliadoras de diversas Universidades públicas e privadas. 

Bruno Pucci, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade de San Tomás de Aquino (1966), Roma, graduação em Filosofia pela Organização Mogiana de Ensino e Cultura (1970), graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1974), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Professor Titular pela UFSCar, 1992. Aposentado na Universidade Federal de São Carlos (1996), é, atualmente professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica e educação, estética e educação, novas tecnologias e educação, filosofia da educação e educação.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Belarmino Cesar Guimarães da Costa, & Pucci, B. (2024). Teoria crítica no PPGE/Unimep: trajetória de pesquisas, congressos e publicações. Devir Educação, 8(1), e–779. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.779

Edição

Seção

Dossiê