Caminhos de classificações e avaliações na escola: um estudo sobre as taxonomias professorais sobre o aluno

Autores

  • Vinicius Kapicius Plessim Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.869

Palavras-chave:

Aluno, Avaliação, Classificações, Cultura escolar, Professor

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como as classificações sociais se transformam em classificações escolares através da jurisprudência professoral. Por meio da pesquisa qualitativa, pautada em estudo de campo, foram produzidas oito entrevistas com docentes que atuam na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, instituição localizada na periferia fluminense, em Duque de Caxias. Procuramos compreender como as avaliações se transformam numa lógica impositiva perpetrada pelo medo e coerção social. Nesta lógica, procuramos identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos em testes e provas aplicadas, bem como as principais estratégias suscitadas pelos educadores na premissa de obter melhorias na aprendizagem do aluno e em suas avaliações. A hipótese aventada é que as avaliações operam numa lógica normatizadora para que a cultura escolar possa se reproduzir socialmente e a produção de como a avaliação escolar acarreta num aumento da exclusão, da seleção e da competitividade no interior do estabelecimento de ensino, permitindo maquiar as desigualdades sociais e econômicas existentes. Também destacamos a importância do professor refletir sobre a sua prática pedagógica na premissa de rever os métodos empregados no processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vinicius Kapicius Plessim, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de cultura, filosofia e história da educação, sob a pesquisa: As diferentes artes de produzir sentidos e comportamentos na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo: Um estudo sobre as categorias do juízo professoral na instituição (1956 - 2020). Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) pelo programa de Pós Graduação em Educação, cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, vinculado a linha de pesquisa em processos de escolarização na Baixada Fluminense: História, Memória e Patrimônio tendo início no ano de 2016, sendo finalizada no mês de dezembro de 2017. Tendo pesquisa financiada pela FAPERJ, denominada: A profissão docente na Escola Regional de Meriti (1921-1954). Atua e tem experiência na área de História da educação, História da Educação na Baixada Fluminense, História da Baixada Fluminense, História da profissão docente, História do ensino secundário no Brasil, Memória e História oral, História de vida e formação docente, História Antiga, História Medieval. Tem interesse em pesquisas qualitativas e quantitativas que versem sobre: violência escolar, profissão docente, sociologia da educação, precarização do trabalho docente, ensino e aprendizagem, avaliação, didática, fracasso escolar, jurisprudência professoral na escola. Atualmente é Membro do projeto /grupo de pesquisa Clio Mnemósine - Centro de Estudos e Pesquisas em História oral e memória, órgão este vinculado ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Graduado em História, pela Universidade do Grande Rio, cujo trabalho de conclusão de Curso foi vinculado a história antiga e medieval sob a titulação Aurélio Augustinus: A Trajetória de vida e os Mecanismos de Poder Político do Bispo de Hipona entre os Séculos IV e V defendido no ano de 2013.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Kapicius Plessim, V. (2024). Caminhos de classificações e avaliações na escola: um estudo sobre as taxonomias professorais sobre o aluno . Devir Educação, 8(1), e–869. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.869

Edição

Seção

Artigos