Caminhos de classificações e avaliações na escola: um estudo sobre as taxonomias professorais sobre o aluno
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.869Palavras-chave:
Aluno, Avaliação, Classificações, Cultura escolar, ProfessorResumo
O artigo tem como objetivo compreender como as classificações sociais se transformam em classificações escolares através da jurisprudência professoral. Por meio da pesquisa qualitativa, pautada em estudo de campo, foram produzidas oito entrevistas com docentes que atuam na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, instituição localizada na periferia fluminense, em Duque de Caxias. Procuramos compreender como as avaliações se transformam numa lógica impositiva perpetrada pelo medo e coerção social. Nesta lógica, procuramos identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos em testes e provas aplicadas, bem como as principais estratégias suscitadas pelos educadores na premissa de obter melhorias na aprendizagem do aluno e em suas avaliações. A hipótese aventada é que as avaliações operam numa lógica normatizadora para que a cultura escolar possa se reproduzir socialmente e a produção de como a avaliação escolar acarreta num aumento da exclusão, da seleção e da competitividade no interior do estabelecimento de ensino, permitindo maquiar as desigualdades sociais e econômicas existentes. Também destacamos a importância do professor refletir sobre a sua prática pedagógica na premissa de rever os métodos empregados no processo ensino-aprendizagem.
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