Gestão escolar e a construção de uma escola eficaz: uma aproximação da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Michel Mott Machado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS
  • Laismayra da Silva Costa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS
  • Maira Marcela Ferreira Spörl Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.935

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação profissional tecnológica, Escola eficaz

Resumo

Este artigo analisa como as práticas de gestão da escola influenciam a eficácia escolar. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caráter descritivo-analítico e comparativo, por meio de pesquisa bibliográfica. A partir da análise de características-chave de escolas eficazes, obteve-se os seguintes elementos convergentes: liderança; foco na aprendizagem; clima e cultura escolar; relação família-escola; formação do professor; monitoramento/avaliação; expectativa de alto desempenho. Nota-se que esses elementos não são estanques, além de serem potencialmente contributivos com processos que conduzem aos objetivos educacionais da escola, assim como com o desempenho de professores e alunos. Os resultados sugerem centralidade do fator convergente “foco na aprendizagem”, o qual, quando presente na escola, tende a funcionar como um elo entre várias práticas de organização e gestão escolar e os seus efeitos pretendidos. Também, sugere-se uma perspectiva de gestão escolar baseada em evidências, a fim de desenvolver a competência pedagógica dos diferentes atores da Comunidade Escolar, tendo por foco a aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Michel Mott Machado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Professor no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS. 

Laismayra da Silva Costa, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Professora e Coordenadora de Curso Técnico em Enfermagem na Escola Técnica Parque da Juventude, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS. 

Maira Marcela Ferreira Spörl, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Técnica de Desenvolvimento Educacional, Senac São Paulo. Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Mott Machado, M., da Silva Costa, L. ., & Ferreira Spörl, M. M. . (2025). Gestão escolar e a construção de uma escola eficaz: uma aproximação da Educação Profissional e Tecnológica. Devir Educação, 9(1), e–935. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.935

Edição

Seção

Dossiê