Gestão escolar e a construção de uma escola eficaz: uma aproximação da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.935Palavras-chave:
Gestão escolar, Educação profissional tecnológica, Escola eficazResumo
Este artigo analisa como as práticas de gestão da escola influenciam a eficácia escolar. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caráter descritivo-analítico e comparativo, por meio de pesquisa bibliográfica. A partir da análise de características-chave de escolas eficazes, obteve-se os seguintes elementos convergentes: liderança; foco na aprendizagem; clima e cultura escolar; relação família-escola; formação do professor; monitoramento/avaliação; expectativa de alto desempenho. Nota-se que esses elementos não são estanques, além de serem potencialmente contributivos com processos que conduzem aos objetivos educacionais da escola, assim como com o desempenho de professores e alunos. Os resultados sugerem centralidade do fator convergente “foco na aprendizagem”, o qual, quando presente na escola, tende a funcionar como um elo entre várias práticas de organização e gestão escolar e os seus efeitos pretendidos. Também, sugere-se uma perspectiva de gestão escolar baseada em evidências, a fim de desenvolver a competência pedagógica dos diferentes atores da Comunidade Escolar, tendo por foco a aprendizagem.
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