Além dos professores especializados: a gestão escolar na Educação Inclusiva

Autores

  • Anderson de Araujo Reis Faculdade São Luiz de França - FSLF
  • Rosahyarah Alves Faculdade São Luiz de França - FSLF

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.673

Palavras-chave:

Capacitismo, Gestão escolar, Inclusão

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os aspectos da gestão escolar enquanto rede de apoio indispensável nos aspectos da inclusão educacional. Justifica-se o estudo pela existência dos arcabouços legais que abordam o tema no Brasil e pelos desafios que a escola enfrenta no processo de inclusão educacional e as barreiras existentes quanto a matrícula, acesso, participação e permanência do aluno com deficiência na escola. A fim de cumprir os objetivos desta pesquisa, optou-se por utilizar de uma revisão de literatura, de caráter descritivo e qualitativo das análises textuais, de forma a apresentar uma perspectiva ampla sobre a temática e provocar reflexão crítica e construtiva sobre o tema. O referencial teórico utilizado se baseia em legislação vigente e análises de autores acerca do assunto abordado. As informações do texto foram atribuídas durante o percurso de doutoramento em educação, na relação professor aluno no curso de pedagogia em uma faculdade particular de Sergipe. Pensando em compreender o fluxo das demandas do público-alvo da Educação Especial, é necessário perceber e reconhecer as atribuições da escola no processo, em particular a atuação do gestor escolar. A gestão escolar possui finalidade de administração como um todo, para isso deve ser ordenada pela identificação das necessidades e particularidades de cada setor, favorecendo processos inclusivos nos aspectos das relações e desenvolvimento de atitudes, metodologias, avaliação e instrumentos que melhor incluam todos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Araujo Reis, Faculdade São Luiz de França - FSLF

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Diretor do Centro de referência em Educação Especial de Sergipe, Licenciado em Pedagogia, Ciências Biológicas, Membro do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva (NUPITA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologia da Informação e Comunicação (FOPTIC). Professor da Faculdade São Luís de França - Grupo Tiradentes.

Rosahyarah Alves, Faculdade São Luiz de França - FSLF

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2021), pós-graduanda em Neuropsicopedagia Clínica e Institucional (FSLF), pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental (Faculdade Metropolitana), pós-graduanda em Educação Especial inclusiva e transtorno do Espectro Autista (TEA) (FACULESTE).

Referências

ANDRADE, Sidney. Capacitismo: o que é, onde vive, como se reproduz? Disponível em: https://medium.com/@sidneyandrade23/capacitismo-o-que-%C3%A9-onde-vive-como-se-reproduz-5f68c5fdf73e. Acesso em: 06 jun. 2022.

Brasil. Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência nº 13.146 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) de 06 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, Ano 152, nº 127, 7 de julho de 2015, Seção 1, p. 2-11.

BRASIL. Parecer n° 17, de 3 de julho de 2001. Direito à Educação: Subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – Orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC, Seesp, 2004, p. 316-349. Acesso em: 19 jan. 2022

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: Acesso em: 17 fev. 2022.

CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança, São Paulo: Cortez, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. A Integração de Pessoas com Deficiência. São Paulo: Senac, 1997.

MÜLLERM, Marina. Orientação Vocacional: contribuições clínicas e educacionais. Trad. Margot Fetzner. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

ORRÚ, Sílvia Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis: Vozes, 2017.

REIS, Anderson de Araujo. O professor da sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista da Educação Especial, Brasília, ano 1, n.1, p. 19-23, out. 2005.

SILVA, Fausto. A era da pós-deficiência. 1 ed. Aracaju: Editora Criação, 2014.

SOUZA, Rita de Cácia Santos. Diferentes olhares, um mesmo foco: educação. São Cristóvão: Editora Criação, 2013.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> Acesso em: 20 jan. 2022.

VALORE, LA. A problemática da escolha profissional: possibilidades e compromissos da ação psicológica. SILVEIRA, AF., et al., org. Cidadania e participação social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 66-76. ISBN: 978-85-99662-88-5. Available from SciELO Books. Acesso em: 25 jan. 2022

WINGREN, Gustav. A Vocação Segundo Lutero. Canoas, RS: Ed. Ulbra e Editora Concórdia, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

de Araujo Reis, A., & Alves, R. . (2023). Além dos professores especializados: a gestão escolar na Educação Inclusiva. Devir Educação, 7(1), e–673. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.673

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas