A experiência docente e o uso de novas tecnologias na Educação

  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle
  • Janaína Bueno Bady Universidade La Salle
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle
Palavras-chave: Experiência, Trajetória Docente, Novas tecnologias

Resumo

Este artigo possui como tema a experiência docente e suas implicações frente às novas tecnologias. Dessa forma, o objetivo do artigo consiste em suscitar um debate sobre a experiência docente frente às novas tecnologias, a exemplo da Google For Education. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, elaborada a partir de sete etapas. Apontamos como principais resultados as possibilidades positivas e negativas da experiência docente frente à Google For Education. E assim, como considerações finais, reforçamos a necessidade do Estado, das instituições e dos docentes estarem dispostos a compreender esta nova realidade e se apropriarem de forma positiva às tecnologias.

Biografia do Autor

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas/RS, Brasil. Integrante do Grupo de pesquisa Gestão educacional nos diferentes contextos da Universidade La Salle.

Janaína Bueno Bady , Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas/RS, Brasil. 

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora do Mestrado em Educação da Universidade La Salle Canoas/RS, Brasil.

Referências

ALVES, Cristovam da Silva et al. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia-GO – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013.

ARUQUIPA, Marcelo G.; CHÁVEZ, Bertha B.; REYES, Ruth. Mejoramiento del Proceso Enseñanza Aprendizaje Aplicando Herramientas Google. Investigación y Tecnología, v. 4, n. 1, p. 19-29, 2016. Disponível em: https://goo.gl/hJ4yik. Acessado em: 21 nov 2020.

BARBOSA, Jânia do Valle. Do giz ao mouse: a informática no processo ensino aprendizagem. COLOMBO, Sônia Simões et al. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Novas tecnologias e mediação pedagógica, v. 7, p. 67-132, 2000.

FELICETTI, Vera Lucia. Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência/Teaching degree graduates: What motivates the choice to the degree and working as a teacher. Educar em Revista, v. 34, n. 67, p. 215-232, 2018.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2.

GADEA, Carlos A. et al. Itinerários juvenis em situação de vulnerabilidade social: sobre a realidade juvenil, a violência intersubjetiva e as políticas para jovens em Porto Alegre-RS. Revista Juventude e Políticas Públicas, v. 1, n. 2, p. 47-71, 2017. Disponível em: https://revistasnj.mdh.gov.br/index.php/snj/article/view/33. Acessado em: 21 nov 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; DE CAMARGO, Arlete Maria Monte. A expansão do ensino superior, políticas de formação docente e atratividade da carreira. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 1, p. 77-91, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1013. Acessado em: 10 nov 2020.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. (org). Vidas de professores. Porto Editora. Portugal, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012. Disponível em: https://goo.gl/4fPDx4. Acessado em: 25 nov. 2020.
Publicado
2020-11-29
Como Citar
de Quadros da Silva, L., Bueno Bady , J., & Lucia Felicetti, V. (2020). A experiência docente e o uso de novas tecnologias na Educação. Devir Educação, 4(2), 170-187. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.310