Estágio supervisionado, iniciação à docência: o lugar das tecnologias nem sempre educativas

Autores

  • Givaldo Santos Sena Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Eliana Sampaio Romão Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.667

Palavras-chave:

. ontologia, formação, egressos, trabalho, ser social.

Resumo

O presente artigo tem como base uma pesquisa recente e objetiva refletir o lugar das tecnologias educativas na formação inicial de alunos/as de pedagogia durante a realização do estágio obrigatório. As tecnologias sempre estiveram imiscuídas nas práticas educativas, mas nem sempre, mesmo aquelas mais atuais, ocuparam o lugar que lhes configura como tecnologias educativas. Nisso consiste a problemática que se traduz na pergunta: Como se valer das tecnologias de modo que sejam não apenas um mero apoio para “substituir o professor”, mas um apoio didático genuinamente educativo? Este estudo mostra que não basta mudar as tecnologias de apoio didático, mas se reinventar. Fazer das tecnologias inovadoras e educativas está a depender da mudança de mentalidade e disposição de ver o que está ruim para melhorar. Isso tem seu começo não quando o professor está licenciado para ensinar, mas durante sua formação. Nem sempre, todavia, as estagiárias têm uma formação, nem mesmo na realização de estágio que dê conta das exigências desse novo tempo. Justifica-se pela necessidade de discutir a relevância do estágio no curso de Pedagogia, em particular, na iniciação à docência, sobretudo no uso das tecnologias eleitas para realizar a regência. Os resultados ainda revelam incongruências na formação inicial de professor, entre as quais, avulta o manejo com as tecnologias nem sempre educativas, pois, além de repetitivas, raramente acrescentam a uma didática inovadora e mais atraente. Se valeu da observação, entrevistas-narrativas com estagiárias concluintes do curso de Pedagogia. Tem como marco teórico Lévy, Pimenta, Sancho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givaldo Santos Sena, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Pedagogia pela (UFS/2013), Técnico Médio em Infraestrutura Escolar pelo (IFS/2014), Técnico Médio em Secretaria Escolar pelo (IFS/2016), Especialista em Direito Infanto Juvenil no Ambiente Escolar "Escola que Protege" pelo (UFS/2016), Mestre em Educação pela (UFS/2020), Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Educaminas/MG (2021-2022), Graduado em Educação Física 2ª Licenciatura (2022-2023) pela UNIFATECIE-PR e Pós-graduando em Educação Física Escolar pela Faculdade IMES (2022_2023). Trabalhou na lavoura dos seis aos 23 anos de idade, trabalhou na Fiação Itabaiana LTDA de 14 de julho de 2000 a 23 de maio de 2007. Ingressou no serviço público no dia 03 de Abril de 2006 na Prefeitura Municipal de Campo do Brito/SE, lotado na Escola Municipal Padre Freire de Menezes e em junho de 2015 foi cedido para prestar serviços ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo do Brito, Sergipe (SINDBRITO)

Eliana Sampaio Romão, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente, é Professora Adjunto do Departamento de Educação/Itabaiana (DEDI) e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Desenvolve pesquisa, a partir de narrativas, ora na área de formação de professor para os anos iniciais do ensino fundamental, ora em comunicação e educação a distância com ênfase nos mitos e meios sejam tecnológicos e, sobretudo, humanos. Tem publicações na forma de livro, capítulos de livro, revistas qualificadas decorrentes de pesquisas concluídas, entre as quais, financiada pela CAPES - PIBID-Pedagogia sob sua coordenação, bem como de participação em diversos congressos e encontros na mais diferentes modalidades - locais, regionais, nacionais e internacionais. E tem, ainda, ao lado da docência, participado de inúmeras bancas - conclusão de curso, mestrado e doutorado, além de atuar como avaliadora Ad-Hoc e conselhos - editoriais, científicos e administrativos.

Referências

CARVALHO, Ana Carolina De Souza. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no ensino fundamental I. acesso em 15 de novembro de 2019.

CHENÉ, Adéle. A narrativa de formação e a formação de formadores. O método (auto)biográfico e a formação; Organizadores: Antônio Nóvoa, Mathias Finger. Trad. Maria Nóvoa. – 2. Ed. – Natal, RN: EDUFRN, 2014.

CASTILLO, Daniel Prieto. Presencia de la comunicación educativa. In: Roberto Aparici (coord). Comunicação Educativa en la sociedad de la información, Madrid: UNED, 2006.

CLANDININ, Jean e CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em Pesquisa Qualitativa. Uberlandia: EDUFU, 2015.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 2007: saberes necessários para a prática educativa. Paz e Terra, São Paulo, 2007.

GONZÁLEZ, Construyendo la nueva agenda de la Educación a Distância. Marta Mena (compiladora). Buenos Aires: La Coruja, 2007.

LAVILLE, Christian e DIONNE Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o que: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. - São Paulo, SP: Ed. 34, 2000. LÉVY, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. Ed 34, 2001.

MASETTO, Marcos T. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA.

Novas tecnologias e mediação pedagógica. José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. - Campinas, SP: Papirus. 2000.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa / Luiz Gonzaga Motta. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em:

http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/03/vidsal.pdf. Acesso em 15 de novembro de 2019.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2016.

PIMEMTA. Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 10ª. Ed., 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepões . Revista Poesis- Volume 3, números 3 e 4 pp. 5-24, 9. 5-24 2006

RANCIERI Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual.

Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

RESNICK, Mitchel. Repensando o Aprendizado na Era Digital. Disponível em llk.media.mit.edu › papers › rethinkport. Acesso em 28 de janeiro de 2020.

ROMÃO, Eliana, NASCIMENTO, Victor Wladimir Cerqueira e SOUZA JÚNIOR, Carlos Menezes. O professor e à docência na sociedade atual: entre direitos, deveres e tensões. Flores, M. A., Coutinho, C., & Lencastre, J. A. (org.) (2014).

ROMÃO, Eliana, TRINDADE, Rui e SOUZA JÚNIOR, Carlos Menezes. (Com)viver em rede e aprender enredado: desafios para didática on-line. Didática on-line: teorias e práticas /Maria Neide Sobral, Carlos Magno Gomes, Eliana Romão, organizadores. – Maceió: EDUFAL, 2017.

ROMÃO, Eliana. Da minha vida “só” eu sei: narrativas como possibilidade de educação e comunicação. In: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, v. 1, 2016, p. 1233-1242. Acesso em: 05 out. 2019.

ROMÃO, Eliana. Educação do educador na sociedade maquínica: ética e estética da docência e o desejo de docender. Filos e Educ. Campinas SP, v.30, n. 1. 2018.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. Editora Martin Claret – Rua Alegrete, 62 – Bairro Sumaré CEP 01254-010 – São Paulo – SP, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Santos Sena, G., & Eliana Sampaio Romão. (2023). Estágio supervisionado, iniciação à docência: o lugar das tecnologias nem sempre educativas. Devir Educação, 7(1), e–667. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.667

Edição

Seção

Artigos