Metodologias ativas e tecnologias educacionais: trajetória de desenvolvimento e publicação de um livro gamificado para docentes

Autores

  • Giselly Cristini Mondardo Brandalise Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Fernando Luís Merízio Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Sidnei Gripa Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.777

Palavras-chave:

Metodologias ativas, tecnologias educacionais, inovação docente

Resumo

Partindo da premissa de que os processos de aprendizagem perpassam também pela ação do professor como mediador do conhecimento, nos últimos anos, uma Instituição de Ensino Superior da região Sul do Brasil vem investindo crescentemente em programas de Formação Continuada de docentes, orientados para o (re)conhecimento, a reflexão e a utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais. Em 2023 a IES consolidou institucionalmente essa trajetória com a publicação do livro “Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais: Guia Prático para uma docência inovadora”. Assim, o objetivo deste artigo é relatar o processo de desenvolvimento de um livro institucional sobre as Metodologias Ativas de aprendizagem e Tecnologias Educacionais. O referencial teórico aborda discussões sobre o desenvolvimento profissional docente e as metodologias ativas de aprendizagem. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, considerando a intenção reflexiva sobre o percurso experiencial que culminou na publicação da referida obra. Os resultados foram apresentados considerando: 1) A trajetória de desenvolvimento do livro; 2) A estrutura e a apresentação do livro; e, por fim, 3) Reflexões iniciais de uma obra publicada recentemente. As análises revelam que a intenção da obra foi apresentar-se como uma ferramenta prática para docentes da IES que vêm manifestando a intenção de inovar suas práticas pedagógicas, com base nas Metodologias Ativas e nas Tecnologias Educacionais. Reflete-se sobre o posicionamento das instituições educacionais, no que se refere ao entendimento das metodologias ativas e das tecnologias educacionais, que vão além de uma atualização de recursos pedagógicos e que incidem sobre os processos de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Doutora em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2022), mestra em Educação (2016) e licenciada em Pedagogia (2014) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Desenvolve pesquisas relativas à formação e desenvolvimento profissional docente nas licenciaturas e internacionalização para a formação de professores. Atualmente é docente em cursos de Licenciatura e Assessora Pedagógica no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.

Fernando Luís Merízio, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Professor no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, Assessor Pedagógico no Núcleo de Educação a Distância. Coordenador do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional e do Curso de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativas. Graduação em Design pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-2013) e graduação em Psicologia também pela mesma universidade (FURB-2005). Especialista em Novas Tecnologias na Educação, pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB-2012) e Especialista em Educação na Cultura Digital, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/MEC-2017).

Sidnei Gripa, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Pró-reitor de Graduação no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE e professor nos cursos de graduação e ´pós-graduação na área da Gestão. Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2020). Mestre em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC (2014). Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007). Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2005).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. 1. Ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2018. p. 14-20.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609–626, jul. 2013.

DA CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6–11, 2018.

FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; VALENTE, Ana Acácia Pereira. Active Methodologies: an innovation that may become fashionable. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 14, p. 1-13, 2021.

GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. 1. Ed. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCELO, Carlos Garcia. Formação de professores. Para uma mudança educativa. 1. Ed. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO, Carlos Garcia. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, Feira de Santana, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

MASSETO, Marcos Tarciso. Metodologias ativas no ensino superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.3, p. 650-667jul./set.2018.

MONDARDO BRANDALISE, G. C.; BASTOS STRINGARI, F.; SELPA HEINZLE, M. R. Metodologias ativas de aprendizagem e o curso de Enfermagem: um estado do conhecimento: Active learning methodologies and the Nursing course: a state of knowledge . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4204. Acesso em: 29 nov. 2023.

MORAN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018. p. 37-40.

NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Mondardo Brandalise, G. C., Merízio, F. L., & Gripa, S. (2023). Metodologias ativas e tecnologias educacionais: trajetória de desenvolvimento e publicação de um livro gamificado para docentes . Devir Educação, 7(1), e–777. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.777

Edição

Seção

Artigos