Formação continuada: os professores de e os desafios frente às novas tecnologias e à inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.940Palavras-chave:
Formação continuada, Educação, Inovação tecnológicaResumo
Este artigo analisa os desafios dos professores de Santa Catarina e a formação continuada, ou sua falta, frente às novas tecnologias e à inteligência artificial. O objetivo é investigar como os professores estão se adaptando e se atualizando diante das inovações constantes, barreiras e integração da tecnologia no seu dia a dia. Para tal, foram utilizados os procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, destacando as complexidades do uso das tecnologias na educação e o impacto da inteligência artificial na educação. Os resultados revelam que, apesar dos significativos desafios, tais como a falta de infraestrutura e capacitação docente, além do desafio de manter o aluno interessado no aprendizado, as novas tecnologias e a inteligência artificial oferecem novas oportunidades aos professores, ampliam seu conhecimento, desenvolvem competências digitais e promovem a melhoria das práticas educacionais. Conclui-se que a promoção de uma formação continuada focada em novas tecnologias exige esforços conjuntos para superar obstáculos, porém pode trazer benefícios para professores e alunos, aumentando o conhecimento e abrangendo os benefícios trazidos pelas inovações tecnológicas na educação.
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