Formação continuada: os professores de e os desafios frente às novas tecnologias e à inteligência artificial

Autores

  • Francisca Mathias Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.940

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação, Inovação tecnológica

Resumo

Este artigo analisa os desafios dos professores de Santa Catarina e a formação continuada, ou sua falta, frente às novas tecnologias e à inteligência artificial. O objetivo é investigar como os professores estão se adaptando e se atualizando diante das inovações constantes, barreiras e integração da tecnologia no seu dia a dia. Para tal, foram utilizados os procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, destacando as complexidades do uso das tecnologias na educação e o impacto da inteligência artificial na educação. Os resultados revelam que, apesar dos significativos desafios, tais como a falta de infraestrutura e capacitação docente, além do desafio de manter o aluno interessado no aprendizado, as novas tecnologias e a inteligência artificial oferecem novas oportunidades aos professores, ampliam seu conhecimento, desenvolvem competências digitais e promovem a melhoria das práticas educacionais. Conclui-se que a promoção de uma formação continuada focada em novas tecnologias exige esforços conjuntos para superar obstáculos, porém pode trazer benefícios para professores e alunos, aumentando o conhecimento e abrangendo os benefícios trazidos pelas inovações tecnológicas na educação.

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Biografia do Autor

Francisca Mathias, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina, Linha de Pesquisa Educação em Ciências. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (INTERTIC) no projeto Obstáculos Epistemológicos e Didáticos no Uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Possui licenciatura em geografia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1988). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. 

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, UFSC. Pós Doutora em Mídias na Educação, UMINHO. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC).

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Mathias, F., & Schuhmacher, . . V. R. N. (2025). Formação continuada: os professores de e os desafios frente às novas tecnologias e à inteligência artificial. Devir Educação, 9(1), e–940. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.940

Edição

Seção

Dossiê