Além dos professores especializados: a gestão escolar na Educação Inclusiva

Autores

  • Anderson de Araujo Reis Faculdade São Luiz de França - FSLF
  • Rosahyarah Alves Faculdade São Luiz de França - FSLF

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.673

Palavras-chave:

Capacitismo, Gestão escolar, Inclusão

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os aspectos da gestão escolar enquanto rede de apoio indispensável nos aspectos da inclusão educacional. Justifica-se o estudo pela existência dos arcabouços legais que abordam o tema no Brasil e pelos desafios que a escola enfrenta no processo de inclusão educacional e as barreiras existentes quanto a matrícula, acesso, participação e permanência do aluno com deficiência na escola. A fim de cumprir os objetivos desta pesquisa, optou-se por utilizar de uma revisão de literatura, de caráter descritivo e qualitativo das análises textuais, de forma a apresentar uma perspectiva ampla sobre a temática e provocar reflexão crítica e construtiva sobre o tema. O referencial teórico utilizado se baseia em legislação vigente e análises de autores acerca do assunto abordado. As informações do texto foram atribuídas durante o percurso de doutoramento em educação, na relação professor aluno no curso de pedagogia em uma faculdade particular de Sergipe. Pensando em compreender o fluxo das demandas do público-alvo da Educação Especial, é necessário perceber e reconhecer as atribuições da escola no processo, em particular a atuação do gestor escolar. A gestão escolar possui finalidade de administração como um todo, para isso deve ser ordenada pela identificação das necessidades e particularidades de cada setor, favorecendo processos inclusivos nos aspectos das relações e desenvolvimento de atitudes, metodologias, avaliação e instrumentos que melhor incluam todos na escola.

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Biografia do Autor

Anderson de Araujo Reis, Faculdade São Luiz de França - FSLF

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Diretor do Centro de referência em Educação Especial de Sergipe, Licenciado em Pedagogia, Ciências Biológicas, Membro do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva (NUPITA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologia da Informação e Comunicação (FOPTIC). Professor da Faculdade São Luís de França - Grupo Tiradentes.

Rosahyarah Alves, Faculdade São Luiz de França - FSLF

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2021), pós-graduanda em Neuropsicopedagia Clínica e Institucional (FSLF), pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental (Faculdade Metropolitana), pós-graduanda em Educação Especial inclusiva e transtorno do Espectro Autista (TEA) (FACULESTE).

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

de Araujo Reis, A., & Alves, R. . (2023). Além dos professores especializados: a gestão escolar na Educação Inclusiva. Devir Educação, 7(1), e–673. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.673

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas