Supervisão escolar: histórico, função e estado do conhecimento

Autores

  • Adrielen Larissa Zamboni Correia Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória
  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.538

Palavras-chave:

Supervisão Escolar. Estado do Conhecimento. Função do Supervisor.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo que teve por objetivo verificar a produção científica que trata sobre a supervisão escolar e quais são as temáticas mais discutidas em teses e dissertações, referentes ao mesmo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), utilizando como descritor o termo “supervisão escolar”, para na sequência proceder da análise, bem como tematizar os resultados encontrados. Pretendeu-se com esse estudo verificar, analisar, categorizar sobre a supervisão escolar nas teses e dissertações encontradas e apresentar quais temáticas proeminentes. Conclui-se que poucas pesquisas discutem acerca da temática de supervisão, mesmo que em muitas regiões ainda se utiliza essa nomenclatura, e em um número menor pelo viés das políticas educacionais, dado que aponta a necessidade premente de discussões sobre a função desse profissional como partícipe da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Adrielen Larissa Zamboni Correia, Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória

acharel em Psicologia, pelo Centro Universitário do Vale do Iguaçu. Acadêmica do 4º ano do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR campus União da Vitória. Pós graduanda em Educação Infantil e Anos Iniciais e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Bolsista do Projeto Mão Amiga/CAPES-PIBID no ano de 2018 à 2020. Bolsista do Projeto Residência Pedagógica em Alfabetização pela CAPES. Possui formação técnica de Magistério Anos Iniciais e Educação Infantil pela Escola de Educação Básica Professor Balduino Cardoso. Atua como professora efetiva na Rede Municipal de Educação em Cruz Machado/PR.

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória

Doutora em educação. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práxis Educativa (GEPPRAX

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

Adrielen Larissa Zamboni Correia, & Claudia Maria Petchak Zanlorenzi. (2022). Supervisão escolar: histórico, função e estado do conhecimento. Devir Educação, 6(1), e–538. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.538

Edição

Seção

Artigos