Supervisão escolar: histórico, função e estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.538Palavras-chave:
Supervisão Escolar. Estado do Conhecimento. Função do Supervisor.Resumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo que teve por objetivo verificar a produção científica que trata sobre a supervisão escolar e quais são as temáticas mais discutidas em teses e dissertações, referentes ao mesmo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), utilizando como descritor o termo “supervisão escolar”, para na sequência proceder da análise, bem como tematizar os resultados encontrados. Pretendeu-se com esse estudo verificar, analisar, categorizar sobre a supervisão escolar nas teses e dissertações encontradas e apresentar quais temáticas proeminentes. Conclui-se que poucas pesquisas discutem acerca da temática de supervisão, mesmo que em muitas regiões ainda se utiliza essa nomenclatura, e em um número menor pelo viés das políticas educacionais, dado que aponta a necessidade premente de discussões sobre a função desse profissional como partícipe da gestão escolar.
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