Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ludmila Magalhães Naves Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.542

Palavras-chave:

Formação Docente, Professor Alfabetizador, Ensino Remoto

Resumo

Diante das recomendações de isolamento e distanciamento social, a instauração do ensino remoto emergencial foi a estratégia utilizada pelas instituições de ensino para minimizar as lacunas deixadas na educação das crianças nos anos de 2020 e 2021, no Brasil. Assim, com a proposição de ações pedagógicas a serem realizadas em casa, distantes da escola, as redes públicas de ensino estão enfrentando o desafio de garantir a aprendizagem dos estudantes em tempos de isolamento social e fechamento das escolas, decorrentes do contexto pandêmico provocado pelo Coronavírus (COVID-19). Frente a esta situação inusitada da educação, pode-se questionar: quem ensina e quem aprende neste contexto de ensino remoto? A partir desta provocação, este texto pretende debater sobre as condições da docência no formato remoto e os espaços diferenciados para a elaboração e efetivação dos processos de ensinar e de aprender, buscando refletir sobre as percepções das práticas educativas em ambientes remotos e os impactos na formação inicial docente. Para isso, apresenta-se um relato de experiência a partir das ações formativas desenvolvidas nos componentes curriculares Práticas de Alfabetização e Letramento e Estágio em Alfabetização e Letramento, lecionados para estudantes do curso de Pedagogia, trazendo situações de diálogos com professoras alfabetizadoras sobre os processos de ensinar e de aprender em circunstâncias remotas.

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Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Estágio Pós-doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Psicopedagogia e graduada em Letras. Atua como professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA e como coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE. http://orcid.org/0000-0002-9469-2962  E-mail: ilsa.goulart@ufla.br

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestra em Educação e Especialista em Gestão da educação municipal.  Atua como professora do Departamento de Educação e do Mestrado profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA e como coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE. http://orcid.org/0000-0002-4780-516X . E-mail: giovanna.cabral@ufla.br

Ludmila Magalhães Naves, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Arte Educação, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Graduanda em Pedagogia e Bacharel em Administração. Atua como professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA e como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE. http://orcid.org/0000-0001-8092-3611  E-mail: ludmilanaves@ufla.br

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Goulart, I. do C. V., Cabral, G. R., & Naves, L. M. (2022). Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?. Devir Educação, 6(1), e–542. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.542

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas