Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?

Authors

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ludmila Magalhães Naves Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.542

Keywords:

Teacher training. Literacy teacher. Remote teaching.

Abstract

In view of the recommendations of isolation and social distancing, the establishment of emergency remote education was the strategy used by educational institutions to minimize the gaps left in the education of children in the years 2020 and 2021, in Brazil. Thus, with the proposition of pedagogical actions to be carried out at home, distant from school, public schools are facing the challenge of ensuring students' learning in times of social isolation and school closures, from the pandemic context caused by Coronavirus (COVID-19). Faced with this unusual situation of education, one can question: who teaches and who learns in this context of remote teaching? From this provocation, this text intends to discuss the conditions of teaching in the remote format and the differentiated spaces for the elaboration and implementation of the teaching and learning processes, seeking to reflect on the perceptions of educational practices in remote environments and the impacts on initial teacher education. To this do, it is presented an experience report from the formative actions developed in the curricular components Practices of Literacy and Literacy and Internship in Literacy and Literacy, taught to students of the Pedagogy course, bringing situations of dialogues with literacy teachers about the processes of teaching and learning in remote circumstances.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Estágio Pós-doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Psicopedagogia e graduada em Letras. Atua como professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA e como coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE. http://orcid.org/0000-0002-9469-2962  E-mail: ilsa.goulart@ufla.br

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestra em Educação e Especialista em Gestão da educação municipal.  Atua como professora do Departamento de Educação e do Mestrado profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA e como coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE. http://orcid.org/0000-0002-4780-516X . E-mail: giovanna.cabral@ufla.br

Ludmila Magalhães Naves, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Arte Educação, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Graduanda em Pedagogia e Bacharel em Administração. Atua como professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA e como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE. http://orcid.org/0000-0001-8092-3611  E-mail: ludmilanaves@ufla.br

References

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestres: imagens e auto imagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 5/2020. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 28 abr. 2020. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 18 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

COPERTARI, Susana; LOPES; Claudio Neves. Pedagogia da virtualização em tempos de pandemia. Revista Científica Educ@ção, Miracatu, SP, v.4, n.8, out. 2020. Dossiê: Educação em tempos de COVID19.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 54, 1997. vol. 4.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 4. ed. São Paulo, Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

PAULO, Freire. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita, Revista Educação PUC-CAMP., Campinas, p.211-222, maio/ago. 2013. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2030 Acesso em: 28 jan. 2021.

LAVRAS. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, nº 089, de 29 de julho de 2020, pela Universidade Federal de Lavras.

LAVRAS. Resolução n.º 01, de janeiro de 2021. Dispõe sobre a organização do estágio obrigatório supervisionado no período de vigência do Estudo Remoto Emergencial, no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial). Lavras: COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, 2021.

MAGGIO, Mariana. Enseñar en Tiempos de Pandemia. Departamento de Educación a Distancia. 2° Webinar - Educación y creatividad en tiempos de #coronavirus. En:
http://www.youtube.com/watch?v=lvy5QZ5Qk04 . Buenos Aires, 5 de marzo de 2020. Recuperada el 10 de marzo de 2020.

MAGGIO, Mariana. Clases virtuales: el desafío es que las plataformas no nos deshumanicen. Entrevista por Lidia Molina En: Redacción https://www.redaccion.com.ar/clases-virtuales-el-desafioes-que-las-plataformas-no-nos-deshumanicen/ Buenos Aires, 23 de marzo del 2020. Recuperada, 28 de marzo de 2020.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Nossas crianças não são nossas crianças: ou porque a escolar não é um ambiente de aprendizagem. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 23, p. 282-297, nov./abr. 2015.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública.
2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

NÓVOA, Antonio. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa Portugal : EDUCA, 2009.Disponível em: http://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf Acesso em: 03 dez. 2020.

SHÖN, Donald. Educando o professor reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Published

2022-05-09

How to Cite

Goulart, I. do C. V., Cabral, G. R., & Naves, L. M. (2022). Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?. Devir Educação, 6(1), e–542. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.542

Issue

Section

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas