O trabalho educativo na Pedagogia Histórico-Crítica e a prioridade dos conteúdos mais elaborados na educação escolar:uma reflexão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1008

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ontologia Marxista, Trabalho Educativo, Conceitos científicos

Resumo

Buscamos problematizar e discutir brevemente neste artigo a concepção do trabalho educativo pela teoria pedagógica Histórico-Crítica, por meio de revisão bibliográfica e aporte teórico das obras de Dermeval Saviani, Newton Duarte, pesquisadores contemporâneos e autores clássicos da ontologia marxista. Da educação não sistematizada à elaboração sistematizada e organizada dos conhecimentos, o homem se fez elaborador de sua própria história a partir da criação de uma ‘segunda natureza’, o ser social, da qual a educação também faz parte. O trabalho educativo, em seu sentido ativo, direto e intencional permite que o homem se faz humano, incorporando por fundamento a universalidade da cultura, em sua riqueza de conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Mas nem todo esse arcabouço histórico de conhecimentos e saberes chega à classe trabalhadora, em face dos interesses das classes dominantes e da natureza contraditória da educação. Por isso, assumimos a importância do trabalho educativo como ponto de partida crítico, em busca de um compromisso técnico e político para uma formação humana daqueles que mais precisam, enquanto síntese de relações histórico-sociais desfavoráveis na luta pela superação das explorações e desigualdades.

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Biografia do Autor

Bruno Delmondes Xavier, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Formado em Ciências Contábeis pela Estácio de Sá desde Março de 2011, atuou de março de 2008 até fevereiro de 2020 (12 anos) em Cooperativas de Crédito nas áreas de Contabilidade e Controladoria. Atuou no ano de 2013 como Professor Substituto de Ciências Contábeis na UFMS - Campus Pantanal (Corumbá-MS). Atuou como bolsista pelo Sebrae-MS/CNPq como Agente Local de Inovação (Projeto ALI) de Novembro/2020 a Agosto/2021. Mestre pelo ProfEPT(Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional) no IFMS, com pesquisa voltada à Educação para o Empreendedorismo aplicada no Ensino Médio Integrado. Parte do ano de 2022 atuou como docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS, em curso de Qualificação Técnica de Administração no Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Estadual de Educação do MS e em cursos de Formação Inicial e Continuada para MEI's no IFMS. Atualmente é servidor do IFMS exercendo a função de Técnico em Contabilidade e estudante do PPGEdu/FAED - UFMS no Doutorado em Educação, com objeto de pesquisa a formação de professores pedagogos em Instituições de Ensino Superior públicas e a identidade profissional do pedagogo, à luz do método materialista histórico e dialético.

Referências

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Xavier, B. D. (2025). O trabalho educativo na Pedagogia Histórico-Crítica e a prioridade dos conteúdos mais elaborados na educação escolar:uma reflexão crítica . Devir Educação, 9(1), e-1008. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1008

Edição

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Artigos