Docilidade e disciplinamento do professor no contexto do projeto educativo neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.816Palavras-chave:
Racionalidade neoliberal, Disciplinamento, Trabalho docenteResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar os dispositivos da racionalidade neoliberal, na produção do disciplinamento docente, que se dá, na maioria das vezes, mediado por um discurso de progresso e inovação. O arquétipo do trabalhador, como empresário de si mesmo, acaba por responsabilizar os sujeitos pelo sucesso ou fracasso das atividades desenvolvidas, sempre numa perspectiva individualista que altera a compreensão da responsabilização coletiva e do próprio Estado pela execução dos projetos educativos. Para entendermos o trabalho docente, que é nosso objeto de investigação, buscamos referências teóricas em Michel Foucault (2007), Pierre Dardot & Christian Laval (2016) e Ricardo Antunes (2020) e, numa abordagem contextualizada junto às alterações do sistema produtivo capitalista, vinculamos a racionalidade neoliberal com o projeto de educação mercadológico para, então, compreendermos a configuração do trabalho docente, caracterizado pelos princípios do empreendedorismo, da meritocracia, concorrência e com perspectiva de formação pragmática vinculada à racionalidade instrumental. As análises permitiram concluir que há forte índice de interferência dos discursos e dos princípios empresariais, na organização da educação pública e, em consequência, na configuração do trabalho docente.
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