El papel de la multimodalidad como contribución para la enseñanza de lenguas

Autores/as

  • Maria das Graças de Oliveira Pereira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Tatiana Lourenço de Carvalho Uni versidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880

Palabras clave:

Multimodalidade; Ensino de línguas; Construção de sentidos.

Resumen

La Lingüística Aplicada - LA tiene un carácter interdisciplinario y considera como objeto de estudio contextos y temas directamente vinculados a la realidad social y las ciencias interdisciplinarias. Por lo tanto, para este artículo realizamos una revisión de la literatura, con el objetivo central de discutir los aspectos relevantes de la multimodalidad para la enseñanza de lenguas. Como aporte teórico nos apoyamos en Kress y Van Leeuwen (1996), Sousa (2022), entre otros autores. La metodología adoptada consiste en un trabajo bibliográfico con enfoque cualitativo. Como resultado de este estudio, concluimos que la multimodalidad es un enfoque que ha contribuido significativamente a la enseñanza de lenguas, así como a los estudios de lenguas, de manera que permite reflexionar sobre las múltiples semiosis que están presentes en diferentes espacios y textos. llevar a cabo la construcción de significados.

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Biografía del autor/a

Maria das Graças de Oliveira Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN-CAMEAM) ; Cursou o Curso de Idiomas Rede E-Tec (IFPB) Módulo I; Técnica em Segurança no Trabalho (IFPB) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola (UERN); Especialista em Curso de Especialização Profissional em Pedagogia e Docência Universitária: Gestão e Processos Acadêmicos e Especialista em Curso de Especialização Profissional em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais ambos pelo CEFOP- Centro Fapaz de Ensino e Formação de Professores; Graduada no curso de Letras- Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Graduada no curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Tatiana Lourenço de Carvalho, Uni versidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação em Letras: Língua Espanhola e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutora pelo Programa de Doctorado en Lengua Española da Universidad de Salamanca (USAL), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Ciência sem Fronteiras / Doutorado pleno no exterior. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino e na aprendizagem de espanhol, tecnologias digitais na educação, formação de professores, análise de material didático, educação on-line, educação a distância (EaD) e políticas linguísticas para o ensino de espanhol no Brasil.

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Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Oliveira Pereira, M. das G. de, & de Carvalho, T. L. (2024). El papel de la multimodalidad como contribución para la enseñanza de lenguas. Devir Educação, 8(1), e–880. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880