The role of multimodality as a contribution to language teaching

Authors

  • Maria das Graças de Oliveira Pereira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Tatiana Lourenço de Carvalho Uni versidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880

Keywords:

Multimodalidade; Ensino de línguas; Construção de sentidos.

Abstract

Applied Linguistics - LA has an interdisciplinary character and considers contexts and subjects directly linked to social reality and interdisciplinary sciences as an object of study. Therefore, for this article, we carried out a literature review, with the central objective of discussing the relevant aspects of multimodality for language teaching. As a theoretical contribution, we rely on Kress and Van Leeuwen (1996), Sousa (2022), among other authors. The methodology adopted consists of bibliographical work with a qualitative approach. As a result of this study, we conclude that multimodality is an approach that has contributed significantly to language teaching, as well as to language studies, in a way that allows us to reflect on the multiple semiosis that are present in different spaces and texts. carrying out the construction of meanings.

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Author Biographies

Maria das Graças de Oliveira Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN-CAMEAM) ; Cursou o Curso de Idiomas Rede E-Tec (IFPB) Módulo I; Técnica em Segurança no Trabalho (IFPB) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola (UERN); Especialista em Curso de Especialização Profissional em Pedagogia e Docência Universitária: Gestão e Processos Acadêmicos e Especialista em Curso de Especialização Profissional em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais ambos pelo CEFOP- Centro Fapaz de Ensino e Formação de Professores; Graduada no curso de Letras- Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Graduada no curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Tatiana Lourenço de Carvalho, Uni versidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação em Letras: Língua Espanhola e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutora pelo Programa de Doctorado en Lengua Española da Universidad de Salamanca (USAL), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Ciência sem Fronteiras / Doutorado pleno no exterior. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino e na aprendizagem de espanhol, tecnologias digitais na educação, formação de professores, análise de material didático, educação on-line, educação a distância (EaD) e políticas linguísticas para o ensino de espanhol no Brasil.

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Published

2024-10-23

How to Cite

Oliveira Pereira, M. das G. de, & de Carvalho, T. L. (2024). The role of multimodality as a contribution to language teaching . Devir Educação, 8(1), e–880. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880