Les capacités du wattpad pour travailler avec la lecture et l’écriture

Autores/as

  • Rosangela Adriana do Amaral Memento Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais
  • Mauriceia Silva de Paula Vieira Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.752

Palabras clave:

tecnologias educacionais; indicadores pedagógicos; leitura; escrita.

Resumen

sociedad en red (LÉVY, 1993; 1998; 1999). Aunque presente en los espacios escolares, el uso de recursos tecnológicos digitales se ha acelerado con la pandemia de COVID. Los maestros fueron arrojados a un vórtice, en cuyo centro estaba la urgencia del uso de diferentes tecnologías, especialmente las digitales, forzando las prácticas pedagógicas. El uso y la evaluación de las herramientas ocurrieron casi simultáneamente y la pospandemia plantea desafíos sobre qué medios seleccionar y cómo utilizar los diferentes recursos tecnológicos para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. En esta estela de discusiones, este trabajo analiza el wattpad como recurso pedagógico para el trabajo en el aula y busca comprender las potencialidades de la aplicación para trabajar con prácticas de lectura y escritura en la escuela secundaria, desde los estudios de Rojo;  Moura (2012); Vieira (2012; 2013); Reis; Gomes (2014);  Reis (2017); Chartier (1994); Soares (2002); Ribeiro (2021); Coscarelli; Novais (2010) entre otros. Se trata de una investigación exploratoria, cuyo foco central es el análisis de la aplicación wattpad, a la luz de los preceptos sobre las tecnologías educativas. Los análisis mostraron que el wattpad ofrece recursos multimodales para desarrollar el proceso de enseñanza-aprendizaje con respecto a la lectura y la escritura en un contexto digital.

 

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Biografía del autor/a

Rosangela Adriana do Amaral Memento, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Possui graduação em letras pela Fundação educacional de Lavras (1994). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Fez especialização na área de Letras- ênfase em Português / Redação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Concluiu especialização em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras. Mestre no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal de Lavras. É professora de inglês na rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Mauriceia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Linguística Pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu o mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), na área de Leitura: produção e recepção de textos. Possui especialização em Processo de Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa e Especialização em Alfabetização. Graduada em Letras Português-Francês e bacharel em Direito. Suas pesquisas se inserem nas seguintes temáticas: aspectos morfossintáticos do português brasileiro, análise linguística e semiótica aplicada aos gêneros textuais, interações mediadas pelo computador, alfabetização e letramento, práticas de linguagem e ensino. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Leitura e Escrita (GEPLE), na Universidade Federal de Lavras. Docente no Mestrado em Letras (PPGL/UFLA) e no Mestrado em Educação (PPGE/UFLA).

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Publicado

2023-10-31

Cómo citar

Rosangela Adriana do Amaral Memento, & Vieira, M. S. de P. (2023). Les capacités du wattpad pour travailler avec la lecture et l’écriture. Devir Educação, 7(1), e–752. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.752