Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores

Autores/as

  • Juliana de Melo Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Juliana Maria de Barros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.549

Palabras clave:

Formação; Estratégias Formativas; Mediação.

Resumen

O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana de Melo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Juliana de Melo Lima é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, no Centro de Educação. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. 

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa é Doutora em Educação e Mestre em Letras pela UFPE. Atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem.  

Juliana Maria de Barros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Especialista em Educação Especial pela UNINABUCO e graduada em Pedagogia pela UFPE. Atua como professora efetivada pela Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 1977.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 51-68.

CERTEAU, Michel de. L’invention Du quotidien. 1. Ed. Paris: Gallimard, 1990.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito. Os saberes docentes e sua prática. In: FERREIRA, Andrea Tereza B.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. de; LEAL, Telma F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 51-64.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito; LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os docentes? In: FERREIRA, Andrea Tereza Brito; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Editora universitária – UFPE, 2010, p. 69 a 86.

FREITAS, Alexandre Simão de. A questão da experiência na formação profissional dos professores. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito, ALBUQUERQUE, Eliana Borges de Albuquerque, LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 33-50.

GAMA, Ywanoska Maria Santos. Construção das práticas de alfabetização: elementos da formação continuada mobilizados no cotidiano no cotidiano da sala de aula. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOIGOUX, Roland. Um modele d’analyse de l’activité des enseignants. Education & Didactique, 3, 2007, p. 19-41.

LEAL, Telma Ferraz; SÁ, Carolina Ferreira de e SILVA, Elaine Cristina Nascimento da (orgs.). Heterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidade. 2018. Recife, Editora da Universidade Federal de Pernambuco.

LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro. Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros e muito mais. 1ª Ed. Curitiba, Editora CRV, 2011.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antônio. Os professores e sua formação. Dom Quixote, Lisboa, 1992, p. 79-91.

SOUZA, Sirlene B. Cenas do cotidiano escolar: o “savoir-faire” dos professores no ensino da língua escrita e nos usos do escrito no Brasil e na França. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VIEIRA, Erika de Souza. O uso de recursos didáticos e os direitos de aprendizagem de apropriação do sistema de escrita alfabética por professores do 1º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2016.

Publicado

2022-05-09

Cómo citar

de Melo Lima, J., Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, & Juliana Maria de Barros. (2022). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores . Devir Educação, 6(1), e–549. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.549

Número

Sección

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas