A importância da Cientometria

Autores/as

  • Girlane Moura Hickmann Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Adolfo Antonio Hickmann Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Alexandre Pierezan Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.437

Palabras clave:

Cienciometría; Indicadores; Impacto científico; Campos de conocimiento.

Resumen

El conocimiento sobre la cienciometría y el impacto de la producción científica, a pesar de su importancia, es bastante limitado, especialmente porque aún es poco abordado, inexpresivamente explorado en los eventos académicos brasileños y escaso en la producción científica nacional. Lamentablemente, esto sigue ocurriendo en un momento en que se discute la contribución que la ciencia brasileña ha hecho para enfrentar los desafíos educativos, de seguridad pública, de salud y de desarrollo técnico y tecnológico. Por lo tanto, vale la pena tener más detalles sobre esta rama de la ciencia, cuyos conocimientos pueden contribuir a la recuperación económica del país, a la hora de orientar las inversiones hacia donde más se necesitan y a la mejora de la producción científica en su conjunto.

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Biografía del autor/a

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação, na área de Processos Psicológicos e Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Doutorado sanduíche na Kent State University-KSU, EUA (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no qual CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - foi a instituição de fomento); Mestre em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Graduação em Língua Moderna (Língua e Literatura Inglesa) pela Universidade Federal do Piauí- UFPI ), Brasil; Técnico em contabilidade; Educadora com experiência em processos de ensino-aprendizagem (idiomas português e inglês); Pesquisadora do conhecimento educacional (professor / aluno - interações, processos de aquisição da linguagem, estilos de liderança de educadores, motivação para o aprendizado, aprimoramento e dificuldades das habilidades de leitura e escrita, bilinguismo); Redatora de material didático; Coach educational- negociação e mediação de conflitos.

Adolfo Antonio Hickmann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pelo PPGE/UFPR - Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tema de pesquisa: Relações interpessoais e valores humanos na escola: uma Inserção Ecológica. Mestre em Educação - As relações interpessoais na perspectiva de Vigotski - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Segunda Licenciatura em Pedagogia (em andamento, Uni BF). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB).  Experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino e estudos da Língua Portuguesa, Gramática, Produção Textual e Metodologia do Ensino Superior. Trabalhou no Centro Educacional Adalberto Valle (Manaus, 2007-2011). Foi professor universitário de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Manaus, 2007-2009). Atuou como professor universitário da Faculdade de Direito da ESBAM (Manaus, 2011-2012). Foi membro do Núcleo de Estudos em Pedagogia Social NEPS/UFPR (Curitiba, 2013-2014). Foi representante discente do PPGE/UFPR (Curitiba, 2014-2015). Foi professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-2016). Foi professor de Produção Textual do Grupo Educacional Bom Jesus (Curitiba, 2015-2018). Foi professor-palestrante do Setor de Treinamento e Capacitação do Grupo Bom Jesus (2016-2018). Foi professor de Pós-Graduação da FAE Business School (Curitiba, 2016-2018). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - PPGE/UFPR (2014-); professor de Metodologia Científica e de Língua Portuguesa das Faculdades Batista do Paraná - FABAPAR (Curitiba, 2018-). Revisor de textos acadêmicos e de livros para editoras; Pesquisador e conferencista na área das Relações Interpessoais, dos Valores Humanos e do Desenvolvimento Humano. Também atua nos seguintes temas: Educação; Teoria Histórico-Cultural; Bioecologia do Desenvolvimento Humano; Inserção Ecológica; Grounded Theory (GT) ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD); Emoções; Vivências; Interações; Adolescência; Violências na escola; Educação Preventiva Integral; Linguística Textual; Metodologia Científica e Análise de Conteúdo. (Texto informado pelo autor)

Alexandre Pierezan, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal Fluminense (2008).Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cedido para a UTFPR (Toledo-PR).Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e graduação em DIREITO pela FINAN/UNIESP (2020). De formação com ênfase em História Antiga e Medieval, desenvolve pesquisas nas áreas de Ideias Políticas, Instituições e História Medieval. Ministra palestras para políticos e gestores de instituições públicas e privadas de todo o país. Em 17.04.2009, após ser eleito, ocupou o cargo de Diretor de Campus UFMS-CPNA, exercendo o mesmo até 21.09.2016.

Citas

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Publicado

2021-11-27

Cómo citar

Hickmann, G. M., Hickmann, A. A. ., & Pierezan, A. . (2021). A importância da Cientometria. Devir Educação, 5(2), 290–312. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.437