Avaliação do desempenho na Educação Profissional e Tecnológica: os IFs na perspectiva da região Sudeste brasileira

Autores

  • Denise Maria Martins Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Claudia Alexandre dos Santos Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Marília Macorin de Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.973

Palavras-chave:

Avaliação, Indicadores de desempenho, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais

Resumo

A avaliação da educação no Brasil começou sistematicamente nos anos 1970 e tornou-se mais abrangente nas décadas seguintes. No caso dos Institutos Federais, a avaliação também é orientada por indicadores estabelecidos pelo TCU. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no período de 2021 a 2023, comparando-o com outros Institutos Federais da região Sudeste, usando indicadores de eficiência acadêmica (eficiência acadêmica, taxa de evasão, taxa de retenção e taxa de conclusão). A pesquisa realizada tem uma abordagem quantitativa descritiva, analisando dados dos indicadores de desempenho do IFSP e outros Institutos Federais da região Sudeste, disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, por meio de estatísticas descritivas e análise gráfica para comparar o desempenho. O estudo revela que o desempenho acadêmico do IFSP é inferior aos demais Institutos da região Sudeste, com destaque para a baixa eficiência acadêmica e alta taxa de evasão. Isso sugere a necessidade de reflexão sobre o projeto pedagógico dos cursos e o impacto das políticas públicas educacionais. O estudo aponta para a necessidade de intervenções para melhorar a qualidade e a retenção dos alunos no IFSP.

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Biografia do Autor

Denise Maria Martins, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora em Administração com foco em gestão de redes interorganizacionais, Mestre em Administração, MBA em Artificial Intelligence & Machine Learning, Especialização em Docência do Ensino Superior e Engenharia da Qualidade e Bacharel em Estatística. Professora titular  na unidade Fatec Ipiranga e atualmente, compondo a equipe de professores pesquisadores da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CPS no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.

Claudia Alexandre dos Santos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza- CEETEPS. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2011). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Possui MBA em Gestão Pública pela UNINORTE.

Marília Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Martins, D. M., Santos, C. A. dos, & Azevedo, M. M. de . (2025). Avaliação do desempenho na Educação Profissional e Tecnológica: os IFs na perspectiva da região Sudeste brasileira. Devir Educação, 9(1), e–973. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.973

Edição

Seção

Dossiê