Avaliação do desempenho na Educação Profissional e Tecnológica: os IFs na perspectiva da região Sudeste brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.973Palavras-chave:
Avaliação, Indicadores de desempenho, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos FederaisResumo
A avaliação da educação no Brasil começou sistematicamente nos anos 1970 e tornou-se mais abrangente nas décadas seguintes. No caso dos Institutos Federais, a avaliação também é orientada por indicadores estabelecidos pelo TCU. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no período de 2021 a 2023, comparando-o com outros Institutos Federais da região Sudeste, usando indicadores de eficiência acadêmica (eficiência acadêmica, taxa de evasão, taxa de retenção e taxa de conclusão). A pesquisa realizada tem uma abordagem quantitativa descritiva, analisando dados dos indicadores de desempenho do IFSP e outros Institutos Federais da região Sudeste, disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, por meio de estatísticas descritivas e análise gráfica para comparar o desempenho. O estudo revela que o desempenho acadêmico do IFSP é inferior aos demais Institutos da região Sudeste, com destaque para a baixa eficiência acadêmica e alta taxa de evasão. Isso sugere a necessidade de reflexão sobre o projeto pedagógico dos cursos e o impacto das políticas públicas educacionais. O estudo aponta para a necessidade de intervenções para melhorar a qualidade e a retenção dos alunos no IFSP.
Downloads
Referências
ARAUJO, Ana Cléssia Pereira Lima de; MARIANO, Francisca Zilania e OLIVEIRA, Celina Santos de. Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. 2021, v.29, n.113, p.1045-1066. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/pdf/ensaio/v29n113/1809-4465-ensaio-29-113-1045.pdf> . Acesso em: 10 ago. 2024.
AUTOR, Nome. Indicadores de desempenho: concepções teóricas e prática na gestão pública. In: AUTOR, Nome (Org.). 1° Workshop do CPS: Empreendedorismo e Empregabilidade do egresso. 1 ed. São Paulo: Centro Paula Souza, 2022, v.1, p. 115- 129.
BASSI, Nilton Galli. A contribuição do Business Intelligence & Analytics no processo de tomada de decisão no contexto da evasão do ensino a distância (EaD) em uma universidade privada brasileira. 2024. 163 p. Tese (Doutorado em Controladoria e Finanças Empresariais) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2024. Disponível em: < https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/646a10a7-45e1-4a41- a155-0f220c4dda1b/download > . Acesso em: 09 ago. 2024.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 2267/2005. Plenário. Relator: BENJAMIN ZYMLER. Processo 004.550/2004-0. Ata 49/2005. Brasília, DF, Sessão 13/12/2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Brasília: MEC/SETEC, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal>. Acesso em: 03 jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.>. Acesso em: 19 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual para cálculo dos indicadores de gestão das instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica – 2.0. Brasília: MEC.SETEC, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/relatorios-e-publicacoes >. Acesso em: 03 jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm.>. Acesso em: 19 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br >. Acesso em: 13 jun.2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Módulo Extrator. Disponível em: <https://moduloextratorpnp.mec.gov.br/>. Acesso em 03 jun. 2024.
FERREIRA, Helder; CASSIOLATO, Martha; GONZALEZ, Roberto. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Brasília: Ipea, 2009.
FONSECA, Gilson Luiz Bretas da. Qualidade dos indicadores para avaliação das escolas e redes públicas de ensino básico no Brasil. 91 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Juiz de Fora/ Faculdade de Educação, Juiz de Fora/ MG, 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.ufjf.br:8080/jspui/bitstream/ufjf/2686/1/gilsonluizbretasdafonseca.pdf>. Acesso em: Acesso em: 25 ago.2024.
Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. A importância dos indicadores para a medição de resultados. Fundação Nacional da Qualidade. São Paulo: FNQ, 2014.
MESQUITA, Marcelo Andrade. Dados abertos governamentais no processo de tomada de decisão baseada em evidências: um estudo de caso em organizações públicas do Rio Grande do Sul. 2020. 92 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9366> . Acesso em 25 ago.2024.
MOROSINI, Marília Costa et al. A evasão na educação superior no Brasil: Uma análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis entre 2000-2011. Anais […]. In: Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior, Primera Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior, 2012, Managua, Nicaragua.
Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/8762?mode=full> . Acesso em: 18 jun.2024.
NIEROTKA, Lucia Nierotka; SALATA, Andre; MARTINS, Melina Klitzke. Fatores associados à evasão no ensino superior: Um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, p. e09961, 2023. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9961.> Acesso em: 15 set. 2024.
SALES JUNIOR, Jaime Souza et al. Fatores associados à evasão e conclusão de cursos de graduação presenciais na UFES. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 488-514, set./dez. 2016. Disponível em: < https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073. > . Acesso em: 15 set. 2024.
SAMPIERI, Roberto Hernández, COLLADO, Carlos Fernández, LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso: 2013.
TINTO, Vicent. Research and practice of student retention: what next?. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 1-19, 2006.
ZANDAVALLI, Carla Busato. Avaliação da educação superior no Brasil: os antecedentes históricos do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 2, p. 385–438, jul. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/aval/a/yD4cHVXpdYySy6wgbzTJ3yn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 02 ago.2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.