A invasão do smartphone na sala de aula – sobre a autoridade do professor, violência, o privado e o público no ensino.
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.174Palabras clave:
Autoridade, YouTube, Teoria Crítica, SmartphoneResumen
Resumo: Na sociedade atual, recrudescem, cada vez mais, as postagens de videos de alunos contra professores postados no YouTube. Gravados secretamente, tais videos registram imagens de professores em situações humilhantes e vexatórias, muitas das quais associadas à recusa do professor e da professora de permitir a presença de smartphones nas salas de aula. Diante desse contexto, têm-se, como objetivo nesse artigo, refletir sobre o declínio da autoridade do professor diante do uso massivo de smartphones por parte dos alunos. Sendo assim, foram analisados dois vídeos de grande repercussão mundial, cujas imagens foram registradas em escolas do Brasil e Portugal. Após a análise da relação entre as imagens e falas dos professores e alunos, conclui-se que, no primeiro vídeo, o professor assume o papel de herói de uma batalha que, para muitos estudantes, já estava perdida: ele age como uma espécie de exterminador que vence a disputa com o celular por meio de uma reação absolutamente enérgica. Já no segundo video, há uma espécie de falência da educação. Concomitantemente à recusa da devolução do smartphone ocorre a violação do tabu em relação à docente, uma vez que a destruição de sua autoridade se faz presente diante das agressões físicas e psicológicas que lhe são imputadas pela aluna.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.