A teoria crítica de Roberto Schwarz: apresentação resumida

Autores

  • Renato Franco Universidade Estadual Paulista - UNESP/ARARAQUARA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.756

Resumo

O ensaio busca resumir o itinerário da formação da teoria crítica de Roberto Schwarz. Para tanto, destaca três aspectos decisivos de sua formação, a saber: a influência de Theodor Adorno, de Antonio Candido e do grupo de estudos sobre Marx. Nessa direção, examina as principais ideias e aspectos metodológicos elaborados no chamado Seminário de Marx e posteriormente assumidos por Schwarz, dentre as quais se destacam a)nova concepção dialética sobre o progresso; b) a análise dialética da relação entre o Brasil e o cenário internacional, em que os termos se esclarecem respectivamente; c) a formação do capitalismo no Brasil apresentaria uma singularidade, não repetindo a história dos países desenvolvidos, entre outras ideias. Do mesmo modo, é examinada suscintamente a seguir a concepção de forma literária formulada por Antonio Candido, a qual seria rigorosamente assumida por Schwarz, assim como é referida muito brevemente sua análise da obra de Machado de Assis, em que o processo literário brasileiro é entendido em relação ao presente do capitalismo globalmente considerado; nesse movimento, é também configurado criticamente o sentido do golpe civil-militar imposto ao país em 1964. Finalmente, são destacadas as análises sobre o processo social e cultural do país, notadamente o período marcado pelo nacional-desenvolvimentismo, interrompido bruscamente em 1964; na sequência é analisado o ensaio “Fim de século”, no qual Schwarz elabora interpretação sobre o período inaugurado com o fim do referido nacional-desenvolvimentismo, que seria marcado por uma lógica unificada do movimento do capital no plano global, mas que incidiria nos países de industrialização retardatária de modo a provocar o aparecimento de lógica de desagregação social. Por fim, são referidas algumas das obras literárias ou fílmicas que elaboraram criticamente semelhante situação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Franco, Universidade Estadual Paulista - UNESP/ARARAQUARA

Professor livre docente (aposentado) da Faculdade de Ciências e Letras -  UNESP  Araraquara. Doutorado em letras (estudos literários) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenador do GEP Teoria Crítica: tecnologia, cultura, formação na UNESP. Coordenador editorial da Coleção Teoria Crítica - Editora Nankin, São Paulo.

Referências

CANDIDO, Antônio. Dialética da malandragem. in Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, São Paulo, V.8, p. 67-89, 1970.

CANDIDO, Antônio. De cortiço em cortiço. In O discurso e a cidade. São Paulo: Editora Todavia, 2023.

CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5ª edição Belo Horizonte, Ed Itatiaia, São Paulo: Ed Universidade de São Paulo, 1975.

Buarque, Francisco. Estorvo. São Paulo: Ed Companhia das Letras, 1990.

Bianchi, Sérgio. Cronicamente inviável. (filme) 2000.

Franco, Renato & Carvalho, Debora C. Teoria crítica e neoliberalismo no Brasil. In Constelaciones. Revista de Teoria Crítica. Espanha. P. 261-285, V. 13, 2021.

Schwarz, Roberto. Complexo, moderno, nacional e negativo. In: Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987a.

Schwarz, Roberto. Duas notas sobre Machado de Assis. In: Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987b.

Schwarz, Roberto. Um seminário de Marx. In: Sequências brasileiras, São Paulo: Companhia das Letras, 1999b.

Schwarz, Roberto. Pressupostos, salvo engano, da dialética da malandragem. In Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987c.

Schwarz, Roberto. Conversa sobre duas meninas. In Sequências brasileiras, São Paulo: Companhia das letras, 1999d.

Schwarz, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. Entrevista. In Sequências brasileiras, São Paulo: Companhia das Letras, 1999e.

Schwarz, Roberto. A nota específica. In Sequências brasileiras, São Paulo: Companhia das letras, 1999f.

Schwarz, Roberto. Um romance de Chico Buarque. In Sequências brasileiras, São Paulo: Companhia das letras, 1999g.

Schwarz, Roberto. Sobre Adorno, Entrevista. In Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012a.

Schwarz, Roberto. A viravolta machadiana. In Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012b.

Schwarz, Roberto. Na periferia do capitalismo. In Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012c.

Schwarz, Roberto. Agregados antigos e modernos. In Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012e.

Schwarz, Roberto. Ao vencedor, as batatas. São Paulo: Ed Livraria Duas Cidades, 1977.

Schwarz, Roberto. Machado de Assis: um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Ed Livraria Duas Cidades, 1990.

Kurz, Robert. O colapso da modernização. Da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio de janeiro: Ed Paz e Terra, 1991.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Renato Franco. (2023). A teoria crítica de Roberto Schwarz: apresentação resumida. Devir Educação, 7(1), e–756. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.756

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)