Emancipación y formación cultural en el Ecuador del siglo XIX: la vanguardia crítica de América Latina.

Autores

  • Artieres Estevão Romeiro Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.808

Palavras-chave:

Emancipação, Formação cultural, Gênero;, Indiginismo, Equador

Resumo

O presente ensaio analisa a novela de Miguel Riofrío, intitulada "La Emancipada", considerada uma das primeiras obras latino-americanas a explorar as temáticas de gênero, indigenismo e emancipação no século XIX. Utilizando a teoria crítica da sociedade e a Teoria Estética de Theodor Adorno como fundamentos teóricos, este estudo se desdobra em duas etapas; primeiramente, uma análise sobre os momentos de verdade da obra em sua relação com contexto sociocultural; em seguida, um momento interpretativo que destaca os principais antagonismos da sociedade que se desenrolam ao longo da narrativa, com foco em elementos dissonantes, críticos e utópicos. O ensaio também salienta os ideais de emancipação da mulher e do índio na sociedade equatoriana, consolidando-se como um marco vanguardista na formação cultural do Equador do século XIX. Por meio dessa análise, busca-se contribuir para uma compreensão mais profunda das complexidades da literatura e da formação cultural crítica na América Latina do século XIX.

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Biografia do Autor

Artieres Estevão Romeiro, Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Brasil), Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Interamericana de Ensino Superior (OUI - Canadá). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Brasil. Atualmente é pesquisador do Departamento de Ciências da Educação e Diretor Geral de Projeção e Desenvolvimento Institucional da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL - Equador). Docente do programa de pós-graduação em Educação da UTPL, coordenador do Areté - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação (UTPL) e membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e formação ético-política (UFSCar/CNPQ).

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Artieres Estevão Romeiro. (2023). Emancipación y formación cultural en el Ecuador del siglo XIX: la vanguardia crítica de América Latina. Devir Educação, 7(1), e–808. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.808

Edição

Seção

Dossiê