O trabalho educativo na Pedagogia Histórico-Crítica e a prioridade dos conteúdos mais elaborados na educação escolar:uma reflexão crítica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1008Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Ontologia Marxista, Trabalho Educativo, Conceitos científicosResumo
Buscamos problematizar e discutir brevemente neste artigo a concepção do trabalho educativo pela teoria pedagógica Histórico-Crítica, por meio de revisão bibliográfica e aporte teórico das obras de Dermeval Saviani, Newton Duarte, pesquisadores contemporâneos e autores clássicos da ontologia marxista. Da educação não sistematizada à elaboração sistematizada e organizada dos conhecimentos, o homem se fez elaborador de sua própria história a partir da criação de uma ‘segunda natureza’, o ser social, da qual a educação também faz parte. O trabalho educativo, em seu sentido ativo, direto e intencional permite que o homem se faz humano, incorporando por fundamento a universalidade da cultura, em sua riqueza de conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Mas nem todo esse arcabouço histórico de conhecimentos e saberes chega à classe trabalhadora, em face dos interesses das classes dominantes e da natureza contraditória da educação. Por isso, assumimos a importância do trabalho educativo como ponto de partida crítico, em busca de um compromisso técnico e político para uma formação humana daqueles que mais precisam, enquanto síntese de relações histórico-sociais desfavoráveis na luta pela superação das explorações e desigualdades.
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Referências
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