Para além da pedagogia e da didática: ensaio acadêmico sobre problemas da formação de professores no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.682Keywords:
Formação docente, Práticas pedagógicas, DidáticaAbstract
Este artigo apresenta reflexões e análises desenvolvidas na disciplina "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo é discutir a formação de professores e práticas pedagógicas em cursos de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil, tendo como base três textos analisados na disciplina. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para a construção desse ensaio acadêmico de cunho qualitativo. Nas conclusões do artigo afirma-se que a didática, como prática histórica e social, é fundamental para o desenvolvimento educacional dos indivíduos e da sociedade como um todo.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Seção 4. Link para acesso: http://www.ltr.com.br/loja/folheie/5673.pdf
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. Cortez editora, 2012.
FRISON, Marli Dallagnol. A Produção de Saberes Docentes Articulada à Formação Inicial de Professores de Química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio. 2012. 310 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Link para acesso: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/61253
GATTI, B, A. BARRETO, E, S, S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Brasília, 2009. Link para acesso: https://repositorio.usp.br/item/001783195
GATTI, Bernadete A. e NUNES, Marina M. R. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/DPE, 2009.
GATTI, Bernadete. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade. Campinas. São Paulo, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out/dez. 2010, p. 1355-1379. Link para acesso: https://www.scielo.br/j/es/
LIBÂNEO, José Carlos. Panorama do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas conexas nos cursos de Pedagogia: repercussões na qualidade da formação profissional. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas (SP): Papirus, 2011, p. 11-50. Link para acesso: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR
LUKÁCS, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967.
NORONHA, Maria Márcia Bicalho; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, p. 65-86, 2008. Link para acesso: https://www.scielo.br/j/tes/a/BpcPqD8BvRNgy4vBctmJt4S/abstract/?lang=pt
OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). PISA (Programme for International Student Assessment). Dados referentes aos anos 2015 e 2018. <http://paises.qedu.org.br/dados-de-aprendizagem/> Acessado em: 24/06/2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática–ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, p. 19-76, 1997. Link para acesso: https://www.researchgate.net/profile/Selma-Pimenta
PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental na perspectiva da subjetividade. In: MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmen V. R.; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Teoria da subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e aplicações na prática profissional. Campinas: Alínea, 2020, p. 231-250.
REGO, Teresa Cristina; BRUNO, Lúcia Emílio Nuevo Barreto. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador - Entrevista com Bernard Charlot. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 147-161, 2010. Link para acesso: http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v36nnumeroespecial/v36nnumeroespeciala12.pdf
SCHÖN, Donald. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1992. Link para acesso: https://psycnet.apa.org/record/1987-97655-000
SGUAREZI, Nilza de Oliveira. As abordagens da didática em cursos de licenciatura. In: LONGAREZI, Andréa Maturano ; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas. São Paulo: Papirus, 2011, p. 51-71.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Link para acesso: https://bds.unb.br/handle/123456789/655
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.