Formação do coordenador pedagógico ante as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.385Keywords:
Diretrizes curriculares; formação docente; coordenador pedagógico.Abstract
This article aims to analyze the trajectory of training policies for pedagogical coordinators in Brazil, considering four legal frameworks that regulate teacher training, the 2006National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course, the National Education Plan for the 2014/2024 decade, the 2015 National Curriculum Guidelines for initial and continuing teacher education, and the Resolution no. 2, December 20, 2019, that establishes the Common National Base for the Training of Basic Education Teachers. The study was based on documentary and bibliographical research. The theoretical contribution of the study is based mainly on the discussions of Bazzo and Scheibe (2019), Brzezinski (2006), Dourado (2015), Pereira (2014), Saviani (2008) and Weber (2015). The results demonstrate advances and setbacks over the years and mainly a current concern with the implementation of the Resolution no. 2/2019, which integrates a conception of uncritical and pragmatic training and that meets the interests of the market.
Downloads
References
ANFOPE et al. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação.Contra a descaracterização da Formação de Professores. Nota das entidades nacionais em defesa da Res. 02/2015. 2019. Disponível em: https://anped.org.br/news/contra-descaracterizacao-da-formacao-de-professores-nota-das-entidades-nacionais-em-defesa-da. Acesso em: 17 jun. 2020.
ANFOPE et al. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação. POSICIONAMENTO das entidades nacionais sobre o Parecer e a Minuta de Resolução do CNE que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). ANFOPE, 2 jun. 2020. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Posicionamento-das-entidades-sobre-o-Parecer-e-Minuta-Res-Formacao-Continuada-do-CNE-28-MAIO-2020.pdf. Acesso em: 24 jan. 2021.
BAZZO, Vera; SCHEIBE, Leda. De volta para o futuro...retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i27.1038
BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 120-A, edição extra, p. 1-7, 26 jun. 2014.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 5, de 13 de dezembro de 2005. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, [2005]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 24 jan. 2021.
BRASIL. Resolução Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 92, p. 11-12, 16 maio 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP No 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192.Acesso em: 24 jan. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 24 jan. 2021.
BRZEZINSKI, Iria. Novas diretrizes curriculares nacionais da pedagogia. In: MOROSINI, Marilia Costa. (ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária – Glossário, v. 2. Brasília:INEP, 2006. p. 192-193.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o curso de pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 229-251, maio/ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.21573/vol23n22007.19127
COSTA, Maria da Conceição dos Santos; FARIAS, Maria Celeste Gomes de; SOUZA, Michele Borges de.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação de Professores no Brasil: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento - Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 91-120, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.535
CRUZ, Gisele Barreto da.Cursos de pedagogia no Brasil: história e formulação com Pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
DOURADO, Luiz Fernando. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v.36, n.131, p. 299-324, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015151909
EVANGELISTA, Olinda; FIERA, Letícia; TITTON, Mauro. Diretrizes para formação docente é aprovada na calada do dia: mais mercado. Universidade à Esquerda, 14 nov. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.