Diretrizes curriculares nacionais para a formação docente: a importância das relações interpessoais no ambiente escolar.

Autores

  • Claudia Patricia Melo Marinho Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Julianna Britto Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Luiz Anselmo Menezes Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.683

Palavras-chave:

Formação docente, Relações Interpessoais, Políticas Públicas de Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como são abordadas as relações interpessoais no ambiente escolar no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, Resolução CNE/CP n.º 02/2015. A relevância dessa pesquisa se justifica porque as relações interpessoais constituem a base da convivência humana e são balizadoras das experiências e vivências estabelecidas na escola em seu cotidiano. É importante refletir sobre quais aspectos essas relações são vivenciadas na escola e como têm recebido atenção nos estudos acadêmicos, principalmente nas últimas décadas. Nesses termos, é possível observar que pesquisas sobre as políticas públicas também têm se aprofundado e orientam para o desenvolvimento de ações que tornem as relações interpessoais proficientes. Como metodologia para a obtenção dos dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, realizada no portal de periódicos da Capes, a partir do descritor “relações interpessoais na formação docente”. As pesquisas apontam que na escola, não raro, formam-se grupos de disputa em que há desarmonia das inter-relações, desconfigurando-se as ações educacionais e minando os processos qualitativos entre ações, currículos e o ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa revelam que o aprofundamento e a reflexão da temática, buscando construir estratégias qualitativas de convivência positiva, refletem melhoramento das relações interpessoais na convivência harmônica e proativa no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Claudia Patricia Melo Marinho Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora da Secretaria Estadual de Educação - SEDU - São Cristóvão - Sergipe.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SEDUC: São Cristóvão, SERGIPE, BR

Julianna Britto Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe/UFS. Pós-graduada em Coordenação Pedagógica e Docência em Educação Infantil pela Universidade Federal de Sergipe/UFS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Membro do grupo de estudos INTERAÇÃO/UFS. Coordenadora Pedagógica em Unidade Escolar em Aracaju-SE.

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. Tem experiência na área de Formação Docente, Formação Continuada. Teorias da Aprendizagem, Didática, Filosofia da Educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Patricia Melo Marinho Santos, C. ., Oliveira Santos, J. B., & Anselmo Menezes Santos, L. . (2023). Diretrizes curriculares nacionais para a formação docente: a importância das relações interpessoais no ambiente escolar. Devir Educação, 7(1), e–683. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.683

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas