Jogos e brincadeiras como práticas matemáticas de professoras da educação infantil

Autores

  • Daniela Maria Gonçalves Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Francely Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1083

Palavras-chave:

Educação matemática, Educação lúdica, Currículo escolar, Educação infantil

Resumo

O presente artigo discute o papel dos jogos e brincadeiras no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e por resultados apresentamos algumas estratégias que buscam integrar, de forma planejada e intencional, práticas lúdicas, considerando as diversidades culturais e linguísticas das crianças. O objetivo foi o de compreender como as professoras da Educação Infantil utilizam jogos e brincadeiras em seus planejamentos didático-pedagógicos, além de refletir sobre os desafios enfrentados na inclusão do lúdico em sala de aula. A metodologia adotada combinou revisão de literatura e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram sete professoras, atuantes do Maternal II ao 2º período da Educação Infantil, de um Cemei no município de Montes Claros/MG. As entrevistas, baseadas em um roteiro com quatorze questões, permitiram compreender se o lúdico está presente nas atividades de Matemática e de que forma contribui para os processos de ensino e aprendizagem. O artigo está organizado em três seções: na primeira, detalhamos o percurso metodológico; na segunda, traçamos o perfil das participantes; e, na terceira, apresentamos e analisamos os dados obtidos nas entrevistas, que constituem os resultados da pesquisa. A análise buscou compreender a frequência com que as crianças têm acesso às atividades lúdicas e como as professoras percebem a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento de competências matemáticas na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Daniela Maria Gonçalves Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Monte Claros ( UNIMONTES) e Pós-Graduada em Gestão Escolar da Escola de Gestores da Educação Básica do MEC, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ), e Pós-Graduada (lato-sensu) em Docência do Ensino Superior, pela Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS 2006).  Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade de Alfenas (UNIFENAS 2002). Atualmente exerço a função de supervisora de Ensino do Sistema Municipal de Educação de Montes Claros, MG.

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Estágio Pós-Doutoral, na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação PDCA do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB).Doutorado em Educação: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP-SP (2012), e Mestrado em Educação : Formação de Professores, pela Universidade de Uberaba-UNIUBE (2003). Graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -Unimontes, e em Matemática (2000), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Especialista em a) Psicopedagogia e b)Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. É do quadro docente e efetiva concursada da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes/MG. Estudiosa da área da Pedagogia Sistêmica. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), desde 2021.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Gonçalves Fonseca, D. M., & dos Santos, F. A. (2025). Jogos e brincadeiras como práticas matemáticas de professoras da educação infantil. Devir Educação, 9(1), e-1083. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1083

Edição

Seção

Dossiê