Hansel y Gretel y la recepción infantil:del cuento tradicional al contemporáneo

Autores/as

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Cleide de Araújo Campos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Ana Paula Carneiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.901

Palabras clave:

Literatura infantil, Estrategias de lectura, Cuentos de hadas, Leyendo historias, Recepción

Resumen

Los cuentos de hadas son obras clásicas que se mantienen vivas en el tiempo, ya sea a través de versiones originales, adaptaciones o reinterpretaciones. Desde temprana edad, los niños están en contacto con los conocimientos históricamente acumulados por la humanidad, y a través de la oralidad, se conectan con los bienes culturales de diferentes sociedades y culturas. Para introducir este vasto universo cultural y literario en el aula se necesita un mediador más experimentado. Una de las formas efectivas de llevar a cabo esta mediación es a través del trabajo con la literatura en el aula. Este estudio tiene como objetivo analizar la recepción del cuento "Hansel y Gretel" por parte de los niños, comparando las versiones de los hermanos Grimm y la adaptación brasileña de la autora y ilustradora Rosinha. Entendemos la literatura como un derecho universal. Cuando se comparte en situaciones vividas por los lectores con mayor experiencia, los niños pueden aprender las estrategias de lectura necesarias para comprender textos, convirtiéndose en lectores competentes. En este sentido, cuanto antes se exponga a los niños a situaciones formales, sistematizadas y planificadas que involucren estrategias de lectura, mayor será la probabilidad de que comprendan y aprecien textos clásicos y sus reinterpretaciones. La base teórica de este estudio incluye los trabajos de Colomer (2007), Solé (1998), Girotto & Souza (2010, 2017), así como otros autores que apoyaron nuestras discusiones, como Abramovich (1993. Entonces, destacamos que el contacto con buenas obras literarias durante la infancia contribuye significativamente al desarrollo lector de los niños.

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Biografía del autor/a

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Cleide de Araújo Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem; atuando principalmente com os seguintes temas: Alfabetização, Letramento Literário, Estratégias de leitura, Formação do leitor literário , Mediação de leitura e Literatura Infantil.

Ana Paula Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada em Pedagogia pela UNESP - Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É mestra e doutoranda em Educação pelo Programa
de Pós-graduação PPGE/UNESP. Pós-graduada em narração artística pela ACasa
Tombada. Integrante do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e
Juvenil de Presidente Prudente (SP). Membro do grupo de pesquisa Formação de
Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do texto
literário. Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Presidente
Prudente/SP. Contadora de história do grupo Histórias da Nana.

Citas

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Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Souza, R. J. de, Campos, C. de A. ., & Carneiro, A. P. (2024). Hansel y Gretel y la recepción infantil:del cuento tradicional al contemporáneo . Devir Educação, 8(1), e–901. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.901