Educação Infantil na Roda: um programa que articula ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Ariete Brusius Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira- Carlão- SMED/NH/RS
  • Denise Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Simone Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.376

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda por meio dos projetos desenvolvidos, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, destacando “testemunhos” de professoras que vivenciam as ações oportunizadas. O artigo foi dividido em cinco seções com as seguintes temáticas: a apresentação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda; o ensino como fonte de formação para a identidade docente em educação infantil; a pesquisa como subsídio das políticas e práticas pedagógicas; a extensão e a construção de parcerias no contexto da pandemia da Covid-19 e, finalizando, destaca o movimento que faz com que a roda gire em prol da defesa da educação infantil. As falas das participantes do Programa enfatizam que a perspectiva da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão possui importância crucial na formação e na constituição da identidade da professora de EI, pois essa é uma etapa que precisa constantemente se legitimar a partir da luta da defesa de seus direitos. A metáfora da roda representa o movimento ensejado de articulação, no qual os professores e professoras são protagonistas no Programa, uma vez que propõem as pautas, compartilham dados de sua realidade profissional e colaboram  nas reflexões da pesquisa e da extensão. 

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Biografia do Autor

Ariete Brusius, Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira- Carlão- SMED/NH/RS

Professora da rede municipal de educação de Novo Hamburgo, com Mestrado em Educação pela UFRGS, e graduação em Letras pela UNISINOS. Membro do colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB), militando pela defesa da educação infantil de qualidade para todas as crianças brasileiras.  Participa  Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI) e do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (FACED/UFRGS).

Denise Silva , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas ( GEPPPEI) e do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Cidadania (GEPIC/Unisinos)

Simone Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada da Área da Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Doutorado em Educação (UFRGS) e Pós-Doutorado em Educação (UFPR). Militante  do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI) e do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Infâncias (GEIN). Faz parte da Coordenação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (FACED/UFRGS).

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Brusius , A. ., denise-silva , D. M. de C. e S. ., & Albuquerque, S. (2022). Educação Infantil na Roda: um programa que articula ensino, pesquisa e extensão. Devir Educação, 6(1), e–376. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.376

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate