Afetividade e formação docente: reflexões acerca de uma prática pedagógica no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.883Palavras-chave:
Emoções; Ensino de Química; Formação de Professores.Resumo
A formação docente no Brasil é realizada nos cursos de Licenciatura, que, apesar de suas especificidades, compartilham uma série de aspectos comuns, principalmente aqueles ligados às questões pedagógicas (teorias de ensino e de aprendizagem, aspectos curriculares da Educação Básica, entre outras). No contexto atual, as questões envolvendo a afetividade (emoções, sentimentos) têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade e, consequentemente, no ambiente escolar; entretanto, ainda são abordadas de forma tímida nos cursos de formação de professores. Neste texto, apresento uma possibilidade de discussão desta temática no âmbito de um curso de Licenciatura em Química, sem intencionalidade prescritiva, mas com o objetivo de contribuir para o avanço desses debates na área e ampliação das possibilidades de inserção de práticas formativas vinculadas às demandas apresentadas no campo de atuação profissional de professores em formação inicial.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019.
BRÍGIDO, Maria. et al. The Emotions about Teaching and Learning Science: A Study of Prospective Primary Teachers in Three Spanish Universities. Journal of Baltic Science Education, v. 12, n. 3, p. 299-311, 2013. Acesso em: https://www.scientiasocialis.lt/jbse/files/pdf/vol12/299-311.Brigido_JBSE_Vol.12.3.pdf, 20/05/2024.
DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e da emoção ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2 ed., 2015.
DIEHL, Liciane; MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez. 2016. Acesso em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072016000200005, 20/05/2024.
FERNÁNDEZ-ABASCAL, Enrique G; SÁNCHEZ, Francisco Martínez. La dimensión cognitiva de la emoción. Madrid: Editorial UNED, 2005.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar. 2009. Acesso em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/yrYrP46SQ7g9gqn93qTfcCp/?format=pdf&lang=pt, 20/05/2024.
LEMBKE, Anna. Nação tarja preta: O que há por trás da conduta dos médicos, da dependência dos pacientes e da atuação da indústria farmacêutica. São Paulo: Vestígio, 2023.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, v. 20, p. 11-30, 2005. Acesso em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n20/v20a02.pdf, 20/04/2024.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A dimensão afetiva e o processo ensino-aprendizagem. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007. p. 15-24
MAZZOLA, Joseph J.; SCHONFELD, Irvin Sam; SPECTOR, Paul E. What qualitative research has taught us about occupational stress. Stress and Health, v. 27, n. 2, p. 93-110, abril 2011. Acesso em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/smi.1386, 20/05/2024.
NEVES, Maria Yale Rodrigues; SILVA, Edith Seligmann. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 63-75, 1 semestre de 2006. Acesso em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v6n1/v6n1a06.pdf, 20/05/2024.
NOVAIS, Robson Macedo; FERNANDEZ, Carmen. Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química. Educação Química em Punto de Vista, v. 1, n. 2, dez. 2017. Acesso em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/915, 20/05/2024.
NOVOA, António. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude. (Org.). Ofício de professor: História, perspectiva e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 217-233.
SILVA, Matheus Lopes; NOVAIS, Robson Macedo. A influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem da Química. Latin American Journal of Science Education, v. 7, n. 1, p. 1-9, mai. 2020. Acesso em: https://www.lajse.org/may20/2020_12016.pdf, 20/05/2024.
SILVA, Paulo Ricardo da. A interdisciplinaridade na formação docente: investigando contribuições de um processo de formação continuada de professores da área de Ciências Naturais a partir do tema Nanociência e Nanotecnologia. 2019, 188p. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.
TASSONI, Elvira Cristina Martins; SANTOS, Angélica Niero Mendes dos. Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd. Psicologia, Escola e Educação, v.17, n.1, p. 65-76, jan./jun. 2013. Acesso em: https://www.scielo.br/j/pee/a/5fZmhDQPScHxgPDPwCTtqyg/?format=pdf&lang=pt, 20/05/2024.
TASSONI, Elvira Cristina Martins; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria walloniana. Educação, v. 36, n. 2, p. 262-271, maio/ago. 2013. Acesso em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9584, 20/05/2024.
TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. Acesso em: https://www.scielo.br/j/physis/a/gGZ7wXtGXqDHNCHv7gm3srw/?format=pdf&lang=pt, 20/05/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.