Afetividade e formação docente: reflexões acerca de uma prática pedagógica no Ensino Superior

Autores

  • Paulo Ricardo da Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.883

Palavras-chave:

Emoções; Ensino de Química; Formação de Professores.

Resumo

A formação docente no Brasil é realizada nos cursos de Licenciatura, que, apesar de suas especificidades, compartilham uma série de aspectos comuns, principalmente aqueles ligados às questões pedagógicas (teorias de ensino e de aprendizagem, aspectos curriculares da Educação Básica, entre outras). No contexto atual, as questões envolvendo a afetividade (emoções, sentimentos) têm ganhado cada vez mais destaque na sociedade e, consequentemente, no ambiente escolar; entretanto, ainda são abordadas de forma tímida nos cursos de formação de professores. Neste texto, apresento uma possibilidade de discussão desta temática no âmbito de um curso de Licenciatura em Química, sem intencionalidade prescritiva, mas com o objetivo de contribuir para o avanço desses debates na área e ampliação das possibilidades de inserção de práticas formativas vinculadas às demandas apresentadas no campo de atuação profissional de professores em formação inicial.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo da Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), Mestre (2014) e Doutor (2019) em Química, subárea Educação Química, pela mesma instituição. Atualmente é Professor do quadro permanente do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras, atuando no Ensino de Química. Atuou como coordenador de área do PIBID-Química (2017-2018 e 2020-2022), da Residência Pedagógica-Química (2018-2020) e atualmente coordena novamente o PIBID-Química (2022-2024).Tem interesse nas áreas: Formação de professores de Química e Ciências (Ensino Fundamental e Médio); Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências; Educação em Espaços Não Formais e Divulgação Científica.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

da Silva, P. R. (2024). Afetividade e formação docente: reflexões acerca de uma prática pedagógica no Ensino Superior: . Devir Educação, 8(1), e–883. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.883

Edição

Seção

Artigos