O papel da multimodade como contributo para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880Palavras-chave:
Multimodalidade; Ensino de línguas; Construção de sentidos.Resumo
A Linguística Aplicada - LA possui um caráter interdisciplinar e considera os contextos e os sujeitos diretamente ligados à realidade social e às ciências interdisciplinares como objeto de estudo. Assim, para o presente artigo, realizamos uma revisão de literatura, tendo como objetivo central discutir os aspectos relevantes da multimodalidade para o ensino de línguas. Como aporte teórico respaldamo-nos em Kress e Van Leeuwen (1996), Sousa (2022), entre outros autores. A metodologia adotada consiste em um trabalho de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Como resultados deste estudo, concluímos que a multimodalidade é uma abordagem que tem contribuído de forma significativa para o ensino de línguas, assim como para os estudos da linguagem, de modo que nos permite refletir sobre as múltiplas semioses que estão presentes nos diversos espaços e textos realizando a construção de sentidos.
Downloads
Referências
AZEVEDO, A. P. B. M. de; RIBEIRO, M. C. M. de A. Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem). Horizontes de Linguística Aplicada, ano 17, n.1, 2018.
ARAÚJO, M. D. V; FRADE, I. C. da S. A; COSCARELLI, C V. Multimodalidade: aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, 2020. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/06/MULTIMODALIDADE-APROXIMACOESCONCEITUAIS-PRODUCOES-INFANTIS-E-PROPOSTAS-PEDAGOGICAS-NO-PROCESSO-DE-ALFABETIZACAO_compressed-1.pdf. Acessado em: 25 de abril de 2024.
BALADELI, A. P. D. A multimodalidade do videoclipe musical: Aspectos metodológicos
para o ensino de língua inglesa. Revista Trama. v. 16, n. 39, p. 81-90, 2020. Disponível em:
http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23784. Acesso em: 24 fev. 2022.
BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem.13. ed. Trad. M. Lahud; Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2012.
CRUZ, F. R. What remains of Edith Finch: explorando multiletramentos e multimodalidade no jogo digital de narrativa. In: BARROSO, R. S; FOFANO, C. S; SILVA, S. M. et al. Letramentos múltiplos, multimodalidade e multiletramentos. Tutóia, MA: Diálogos, 2021.
DURÃO, R. L. S. Acolhimento aos alunos estagiários da formação inicial. Uma proposta de acolhimento e integração. Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica. Escola Superior de Educação João de Deus. Julho de 2020. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2259/1/Tese%20Rita%20Durao.pdf. Acesso em: 06 de dezembro de 2023.
GEE, J. P. Teaching, Learning, Literacy in Our High-Risk High-Tech World: A Framework for Becoming Human. Teachers Collegs Press. Columbia University, 2017.
KRESS, G; VAN L, T. Reading images: the grammar of visual design. London and New York: Routledge, 1996, 2006.
KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge, 2003.
LIMA, M. F.de; ARAÚJO, J. F. S. de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acessado em 01 de maio de 2024.
MERCADANTE, M. T. Revisão de literatura. In: CRISTANTE, A. F; KFURI, M. Como escrever um trabalho científico. Comissão de Educação Continuada. São Paulo: SBOT. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2011. Disponível em: https://sbot.org.br/wp-content/uploads/2018/09/LIVRO-COMO-ESCREVER-UM-TRABALHO-CIENTIFICO.pdf#page=79. Acessado em: 06 de dezembro de 2023.
NASCIMENTO, R. G. Do verbal ao visual: uma análise multimodal de infográficos sob a ótica sistêmico-funcional. In: SOUZA, M. et al. (Orgs.) Sintaxe em foco. Recife: PPGL/UFPE, 2012, p. 409-437. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/ebooks/ebook-sintaxe-em-foco.pdf. Acessado em: 2 de abril de 2024.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, jan./jun. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/ signo/article/view/3714/2554 Acesso em: 25 de abril de 2024.
ROJO, H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA; E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOUSA, F. R. de. O letramento multimodal crítico no ensino de língua inglesa: explorando representações sociais da mulher na série Anne With an “E”. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado De Pau dos Ferros (CAPF), Pau dos Ferros, 2022.
STEIN, P. Multimodal pedagogies in diverse classrooms. Representations, rights and resources. Routledge, 2008.
THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 6, n. 1, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.