O papel da multimodade como contributo para o ensino de línguas

Autores

  • Maria das Graças de Oliveira Pereira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Tatiana Lourenço de Carvalho Uni versidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880

Palavras-chave:

Multimodalidade; Ensino de línguas; Construção de sentidos.

Resumo

A Linguística Aplicada - LA possui um caráter interdisciplinar e considera os contextos e os sujeitos diretamente ligados à realidade social e às ciências interdisciplinares como objeto de estudo. Assim, para o presente artigo, realizamos uma revisão de literatura, tendo como objetivo central discutir os aspectos relevantes da multimodalidade para o ensino de línguas. Como aporte teórico respaldamo-nos em Kress e Van Leeuwen (1996), Sousa (2022), entre outros autores. A metodologia adotada consiste em um trabalho de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Como resultados deste estudo, concluímos que a multimodalidade é uma abordagem que tem contribuído de forma significativa para o ensino de línguas, assim como para os estudos da linguagem, de modo que nos permite refletir sobre as múltiplas semioses que estão presentes nos diversos espaços e textos realizando a construção de sentidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças de Oliveira Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN-CAMEAM) ; Cursou o Curso de Idiomas Rede E-Tec (IFPB) Módulo I; Técnica em Segurança no Trabalho (IFPB) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola (UERN); Especialista em Curso de Especialização Profissional em Pedagogia e Docência Universitária: Gestão e Processos Acadêmicos e Especialista em Curso de Especialização Profissional em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais ambos pelo CEFOP- Centro Fapaz de Ensino e Formação de Professores; Graduada no curso de Letras- Habilitação em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Graduada no curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Tatiana Lourenço de Carvalho, Uni versidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação em Letras: Língua Espanhola e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutora pelo Programa de Doctorado en Lengua Española da Universidad de Salamanca (USAL), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Ciência sem Fronteiras / Doutorado pleno no exterior. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino e na aprendizagem de espanhol, tecnologias digitais na educação, formação de professores, análise de material didático, educação on-line, educação a distância (EaD) e políticas linguísticas para o ensino de espanhol no Brasil.

Referências

AZEVEDO, A. P. B. M. de; RIBEIRO, M. C. M. de A. Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem). Horizontes de Linguística Aplicada, ano 17, n.1, 2018.

ARAÚJO, M. D. V; FRADE, I. C. da S. A; COSCARELLI, C V. Multimodalidade: aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, 2020. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/06/MULTIMODALIDADE-APROXIMACOESCONCEITUAIS-PRODUCOES-INFANTIS-E-PROPOSTAS-PEDAGOGICAS-NO-PROCESSO-DE-ALFABETIZACAO_compressed-1.pdf. Acessado em: 25 de abril de 2024.

BALADELI, A. P. D. A multimodalidade do videoclipe musical: Aspectos metodológicos

para o ensino de língua inglesa. Revista Trama. v. 16, n. 39, p. 81-90, 2020. Disponível em:

http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23784. Acesso em: 24 fev. 2022.

BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem.13. ed. Trad. M. Lahud; Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2012.

CRUZ, F. R. What remains of Edith Finch: explorando multiletramentos e multimodalidade no jogo digital de narrativa. In: BARROSO, R. S; FOFANO, C. S; SILVA, S. M. et al. Letramentos múltiplos, multimodalidade e multiletramentos. Tutóia, MA: Diálogos, 2021.

DURÃO, R. L. S. Acolhimento aos alunos estagiários da formação inicial. Uma proposta de acolhimento e integração. Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica. Escola Superior de Educação João de Deus. Julho de 2020. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2259/1/Tese%20Rita%20Durao.pdf. Acesso em: 06 de dezembro de 2023.

GEE, J. P. Teaching, Learning, Literacy in Our High-Risk High-Tech World: A Framework for Becoming Human. Teachers Collegs Press. Columbia University, 2017.

KRESS, G; VAN L, T. Reading images: the grammar of visual design. London and New York: Routledge, 1996, 2006.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge, 2003.

LIMA, M. F.de; ARAÚJO, J. F. S. de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acessado em 01 de maio de 2024.

MERCADANTE, M. T. Revisão de literatura. In: CRISTANTE, A. F; KFURI, M. Como escrever um trabalho científico. Comissão de Educação Continuada. São Paulo: SBOT. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2011. Disponível em: https://sbot.org.br/wp-content/uploads/2018/09/LIVRO-COMO-ESCREVER-UM-TRABALHO-CIENTIFICO.pdf#page=79. Acessado em: 06 de dezembro de 2023.

NASCIMENTO, R. G. Do verbal ao visual: uma análise multimodal de infográficos sob a ótica sistêmico-funcional. In: SOUZA, M. et al. (Orgs.) Sintaxe em foco. Recife: PPGL/UFPE, 2012, p. 409-437. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/ebooks/ebook-sintaxe-em-foco.pdf. Acessado em: 2 de abril de 2024.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, jan./jun. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/ signo/article/view/3714/2554 Acesso em: 25 de abril de 2024.

ROJO, H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA; E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOUSA, F. R. de. O letramento multimodal crítico no ensino de língua inglesa: explorando representações sociais da mulher na série Anne With an “E”. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado De Pau dos Ferros (CAPF), Pau dos Ferros, 2022.

STEIN, P. Multimodal pedagogies in diverse classrooms. Representations, rights and resources. Routledge, 2008.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 6, n. 1, 1996.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Como Citar

Oliveira Pereira, M. das G. de, & de Carvalho, T. L. (2024). O papel da multimodade como contributo para o ensino de línguas. Devir Educação, 8(1), e–880. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.880

Edição

Seção

Artigos