Gamificando a aprendizagem sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho a partir de um serviço de formulário online
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.871Palavras-chave:
Gamificação, Primeiros socorros, Desobstrução de vias aéreas, StorytellingResumo
No ensino superior, os cursos da área da saúde ainda ministram os conteúdos de primeiros socorros em disciplinas com metodologias tradicionais, muito centradas no falar-ditar do professor. Este artigo apresenta como objetivo a elaboração e avaliação de uma atividade gamificada para aprendizagem sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho a partir de um serviço de formulário online junto a acadêmicos da área da saúde. A gamificação foi estruturada na plataforma Google Forms a partir da técnica de storytelling e de outros princípios básicos da gamificação como, desafio por meio de níveis, a orientação de metas e a definição clara dos objetivos por meio das explicações, as realizações e conquistas por meio dos feedbacks imediatos e a orientação divertida por meio do enredo. Posteriormente esse formulário foi avaliado por estudantes da área de saúde, por meio do Índice de Validade de Conteúdo, alcançando uma boa avaliação geral dos seus itens e subitens, exceto no subitem relacionado a tamanho e fonte adequados para a leitura.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdos nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n.7, p:3061-3068, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 junh 2023.
BOMFIM, Marina Bocamino et al. Os impactos e métodos usados pelos projetos extensionistas no ensino de Primeiros Socorros no Brasil. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p: e34711730041, 2022. https://www.researchgate.net/publication/360925907_Os_impactos_e_metodos_usados_pelos_projetos_extensionistas_no_ensino_de_Primeiros_Socorros_no_Brasil
BORGES, JOSÉ WICTO PEREIRA; SOUZA, ANA CÉLIA CAETANO DE; MOREIRA, THEREZA MARIA MAGALHÃES. Elaboração e validação de tecnologias para o cuidado: caminhos a seguir. In: MOREIRA, Thereza Maria Magalhães et al.Tecnologias para a promoção e o cuidado em saúde, Fortaleza: EdUECE, p. 12-29, 2018.
BRAGA, Rogério Adão et al. A gamificação da saúde. Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 17-28, 2022. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/69 . Acesso em: 18 set. 2023.
BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DASNT). 10 principais causas de mortalidade no Brasil, ambos abaixo de 5, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://svs.aids.gov.br/dantps/centrais-de-conteudos/paineis-de-monitoramento/mortalidade/gbd-brasil/principais-causas/#acontent>. Acesso em: 12 de mar. 2021.
BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_basico_vida.pdf . Acesso em: 13 de mar. 2021.
BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania R; FADEL, Luciane M. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: Gamificação na Educação. Luciane Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Regina Batista, Tarcísio Vanzin, organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
CAMPOS, Luiz Henrique et al. Utilização de ferramentas google para auxiliar na produtividade. ensino/aprendizagem entre discentes e docentes. In: XX III seminário interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão – ciência e diversidade . Anais... 2018
CORREA, Patricia Curay; RAMÓN; Luisa Patricia. El storytelling em la gamificación: Planificación de una guia didácta. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuso),v. 6, n.2, p:101-112, 2021. Disponível em:< https://www.redalyc.org/journal/6731/673171217008/673171217008.pdf> . Acesso em 10 julh 2023.
COSTA, Ana Vitória Monteiro et al. Gamificação e storytelling como estratégias de ensino e aprendizagem em gestão de pessoas. In: VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Anais... Edição Online, 2022.
FEHRING RJ. The fehring model. In: Carrol-Johnson RM, Paquette M (Orgs.). Classification of nursing diagnoses: proceedings of the tenth conference. Philadelphia: JB Lippincott – North American Nursing Diagnosis Association; 1994.
FERREIRA, Isabela Rodrigues et al. Validação aparente e de conteúdo de uma cartilha de autocuidado para prevenção de lesão por pressão. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, Minas Gerais, v. 10, e3648., 2020. Disponível em:< http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3648>. Acesso em 10 nov 2023.
FERREIRA, Suiane Costa; GARCIA, Carolina Pedroza de Carvalho. Aprendizagem baseada em jogos e suas possibilidades na área da saúde. In: ALVES, L. Plataformas digitais, jogos digitais e divulgação científica: pesquisas e práticas. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 143-164.
FERREIRA, Suiane Costa; SANTOS, Tácio Lucas de Jesus. Gamificação e o ensino de Suporte Básico de Vida: uma experiência com crianças em cenário não escolar. In: XVII SBGames, Foz do Iguaçu, p. 1353-1356, 2018. Anais... Foz do Iguaçu, 2018.
GALINDO NETO, N.M. Tecnologia educativa para professores sobre primeiros socorros: construção e validação. 2015. 139p. Dissertação (mestrado em Enfermagem). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
INSTITUTO BEM CUIDAR. Criança Segura - Semana Nacional Prevenção de Acidentes 2021. Disponível em:<https://institutobemcuidar.org.br/?s=engasgo> Acesso em 17 abril 2024
JONGE, Andressa Lima de et al. Conhecimentos de profissionais de educação infantil sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 6, p:192-98, 2021. Disponível em :< http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3425/1074>. Acesso em 10 nov 2023.
KODAIRA, Camila Naomi; TANAKA, Fábio Henrique. Gamificação. 2017. Disponível em:< https://www.ime.usp.br/~diogojp/computacao-movel-2017/seminar/fabio_tanaka_gamificacao.pdf> Acesso em: 09 ago. 2023.
LUZ, Alan Richard da. Gamificação, motivação e a essência do jogo. In: Gamificação em Debate. SANTAELLA, Lúcia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA, Fabrício. São Paulo: Blucher, 2018.
MARTINS, João Carlos Diniz ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . Ensinou híbrido e multimodalidade em contextos educiocinais gamificados. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 646-672, 2019. Disponível em:< https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36342>. Acesso em 10 nov 2023.
MORAN, Jose Manuel. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximação jovens. Vol. II. 2015.
NETO, Huilde Viana et al. Estratégias de ensino de primeiros socorros a leigos: revisão integrativa. Revista Saúde, Guarulhos, v. 11, n. 3-4, 2017. Disponível:< https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7583375>. Acesso em: 09 ago. 2023
OLIVEIRA, Ramos da Silva Oliveira. Robótica como metodologia ativa na escola: políticas públicas para educação e a formação de professores. 2023. 91f. Mestrado (dissertação). Faculdade de Inhumas, Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE). Inhumas: FacMais, 2023.
OTAVIANO, Rhayanne Goulart; BATISTA, André Luiz; LIMA, Urielly Tayná da Silva. O conhecimento de gestantessobre a manobra de heimlich e suas ações diante do engasgo na criança em uma unidade de saúde, Cascavel/PR. Revista Thêma et Scientia, v. 13, Edição Especial Medicina, 2023. Disponível em:< https://themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1453>. Acesso em 15 abril 2024.
POLIT, Denise; BECK, Cheryl Tatano; OWEN, Steven. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? Appraisal and recommendations. Research in Nursing & Health,v.30, p. 459-467, 2007. Disponível em:< https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17654487/> Acesso em 10 nov 2023.
RECH, Greyson Alberto. Metodologias ativas na formação continuada de professores de matemática. 2016. 176p. Dissertação (mestrado profissional em ensino de ciências exata). Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.
SANTAELLA, Lúcia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA, Fabrício. Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018, 212p.
SANTOS, Sônia Maria Josino dos; LEITE, Deborah Helena Batista; PINHEIRO, Fabrícia Alves Pereira Leitte. Cartilha de primeiros socorros: obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2021.
SIATE. Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência. Vias aéreas: Obstrução por corpo estranho [recurso eletrônico]. Curso de Socorrista, Paraná, 2018. Disponível em: https://www.bombeiros.pr.gov.br/sites/bombeiros/arquivos_restritos/files/documento/2018-12/Viasaereas.pdf . Acesso em: 11 abr. 2022.
SILVA, Alana Santos Ribeiro da; FERREIRA, Suiane Costa. Construção e validação de tecnologia em saúde educacional para primeiros socorros. HU Rev., Juiz de Fora, v. 47, p:1-8; 2021. Disponível em:< https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/32594>. Acesso em 10 nov 2023.
SILVA, Emerson Michael Pereira; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A gamificação na promoção da interação no ensino superior a distância. ReTER, Santa Maria, v.3, n.2, p:1-19, 2022. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/363856375_A_GAMIFICACAO_NA_PROMOCAO_DA_INTERACAO_NO_ENSINO_SUPERIOR_A_DISTANCIA>. Acesso em: 09 ago. 2023.
SINGHAL, Shabnam; HOUGH, Josephine; CRIPPS, David. Twelve tips for incorporating gamification into medical education. MedEdPublish, v. 8, n. 216, 2019. Disponível em:< https://mededpublish.org/articles/8-216>. Acesso em: 09 ago. 2023
SOUZA, Ana Célia Caetano. Construção e validação de tecnologia educacional como subsídio à ação do enfermeiro na promoção da qualidade de vida e adesão ao tratamento de pessoas com hipertensão. 2015. 192p. Tese (doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem). Universidade Estadual do Ceará, Ceará, 2015.
SOUSA, Mariana Bastos. A obrigatoriedade dos primeiros socorros nas escolas: análise da Lei: 13.722/2018. Iniciação científica Cesumar, v.22, n.2, p.185-194, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/9371/6475>. Acesso em: 12 mar. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.