Gamificando a aprendizagem sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho a partir de um serviço de formulário online

Autores

  • Suiane Costa Ferreira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Mayara dos Santos Batista Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.871

Palavras-chave:

Gamificação, Primeiros socorros, Desobstrução de vias aéreas, Storytelling

Resumo

No ensino superior, os cursos da área da saúde ainda ministram os conteúdos de primeiros socorros em disciplinas com metodologias tradicionais, muito centradas no falar-ditar do professor. Este artigo apresenta como objetivo a elaboração e avaliação de uma atividade gamificada para aprendizagem sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho a partir de um serviço de formulário online junto a acadêmicos da área da saúde. A gamificação foi estruturada na plataforma Google Forms a partir da técnica de storytelling e de outros princípios básicos da gamificação como, desafio por meio de níveis, a orientação de metas e a definição clara dos objetivos por meio das explicações, as realizações e conquistas por meio dos feedbacks imediatos e a orientação divertida por meio do enredo. Posteriormente esse formulário foi avaliado por estudantes da área de saúde, por meio do Índice de Validade de Conteúdo, alcançando uma boa avaliação geral dos seus itens e subitens, exceto no subitem relacionado a tamanho e fonte adequados para a leitura.

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Biografia do Autor

Suiane Costa Ferreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB/UAb Portugal), com mestrado (2013) e doutorado (2018) em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Atualmente é professora adjunta na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (UNEB). Coordenadora do grupo de pesquisa Afrocentrar Saúde e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais/UNEB. Integrante da Articulação Nacional de Enfermagem Negra (Anen).

Mayara dos Santos Batista , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Enfermeira residente do Programa Uniprofissional de Enfermagem em Urgência e Emergência do Hospital Sírio-Libanês. Graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus I. Pesquisadora que estuda a Prática Interprofissional Colaborativa e a sua relação com o Burnout nos profissionais de saúde e a Segurança do Paciente no ambiente hospitalar. Estagiária do setor de Qualidade Assistencial da Assiste Vida na condição de estagiária de Enfermagem (2023). Bolsista de Iniciação Científica do Estudo Expansão das estratégias de testagem, quarentena, e-health e telemonitoramento para contribuir no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil (2022-2023). Estudante-Pesquisadora do Grupo de Estudo dos Riscos, Segurança e Qualidade em Saúde da UNEB e do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Costa Ferreira, S. ., & dos Santos Batista , M. (2024). Gamificando a aprendizagem sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho a partir de um serviço de formulário online. Devir Educação, 8(1), e–871. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.871

Edição

Seção

Artigos