Revisão sistemática de literatura: linguagem de programação Logo no ensino de geometria matemática
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.799Palavras-chave:
Linguagem de Programação logo, Construcionismo, Ensino de matemática, Ensino de geometriaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas publicadas na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período compreendido entre 2016 e 2021, na perspectiva de fazer um levantamento do estado do conhecimento que tenha uma relação com o uso da linguagem de programação Logo e o ensino de matemática. Trata-se de um levantamento do tipo revisão de literatura, que busca à identificação e análise qualitativa dos dados a partir dos trabalhos que constituíram o corpus pesquisado.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria de Fátima Mello de; SILVA, Sani de Carvalho Rutz. LINGUAGEM LOGO E ENSINO DE GEOMETRIA: experiência vivenciada em curso de formação continuada. Revista Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, jun/jul 2016. 892-918.
BRANDT, Natali. Programação nos anos iniciais: uma contribuição para a aprendizagem da Matemática. Orientador: Leandra Anversa Fioreze. 2019. 128 f. Disseetação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Algre – RS, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/203917. Acesso em: 18 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRESSAN, Manuelle Lopes Quintas; AMARAL, Marília Abrahão. A utilização do ambiente visual de programação para a contribuição do desenvolvimento do pensamento criativo. REVISTA INTERSABERES, v. 11, n. 24, p. 524-533, 19 dez. 2016. https://doi.org/10.22169/revint.v11i24.759
CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, SL da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP 2011. Porto Alegre - RS, 2011.
FERRI, Juliana.; DOS SANTOS ROSA, Selma. Como o Ensino de Programação de Computadores Pode Contribuir Com a Construção de Conhecimento na Educação Básica Uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70689. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70689. Acesso em: 8 set. 2022.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 28 jun. 2022.
GAL-EZER, Judith; HAREL, David. Curriculum and Course Syllabi for a High-School CS Program, Computer Science Education, (1999) 9:2, 114-147, DOI: 10.1076/csed.9.2.114.3807
JONASSEN, David H. Computadores Ferramenta Cognitivas. Desenvolver o Pensamento Crítico Nas Escolas. Porto Editora. 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LOPES, Andiara Valentina; CUNHA, Maximiliano Carneiro-da-Cunha; GUSMÃO, Mariana Buarque Ribeiro de. Quem somos? Uma abordagem epistemológica sobre a Geometria Gráfica e suas práticas. REVISTA GEOMETRIA GRÁFICA, v. 2, n. 1, p. 1 – 20, 2018, DOI: https://doi.org/10.51359/2595-0797.2018.238458
LOWENBERG, J. S. Interpretative research methodology: broadening the dialogue. Adv. Nurs. Sc., v. 16, n. 2, p. 57-69, 1993
MUNARETTO, Lorimar Francisco; CORRÊA, Hamilton Luiz; DA CUNHA, Júlio Araújo Carneiro. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 9-24, 2013
NUNES, Paula Sofia; NASCIMIENTO, Maria Manuel; CATARINO, Paula; MARTINS, Paulo. Fatores que Influenciam o Uso de Software Educativo no Ensino de Matemática. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 113–129, 2020. DOI: 10.15366/reice2020.18.3.006. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/reice2020_18_3_006. Acesso em: 18 sep. 2022.
PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação.2º Edição.Tradução de José Armando Valente, Beatriz Bitelman e afira Vianna Ripper. São Paulo: Brasiliense. 1986.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas. Da Capo Press. 1993.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.
SILVA, C. S. G. da; HESSEL, A. M. D. G. A docência como curadoria: experiências pedagógicas no uso de tecnologias educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 107–126, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13607. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13607. Acesso em: 18 set. 2022.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação e aprendizagem para todos: olhares dos cinco continentes. – Brasília: Ministério da Educação, 2009. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184075.
VALENTE, José Armando. A Espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Campinas: Tese, UNICAMP, 2005
ZIMMER, Lela. Qualitative meta-synthesis: a question of dialoging with texts. Journal of Advanced Nursing, v.53, n.3, p.311-318, 2006.
WING, Jeannette. M. Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.