Revisão sistemática de literatura: linguagem de programação Logo no ensino de geometria matemática

Autores

  • Guilherme Barbosa Biriba Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Jamille Silva Madureira Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Henrique Nou Schneider Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.799

Palavras-chave:

Linguagem de Programação logo, Construcionismo, Ensino de matemática, Ensino de geometria

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas publicadas na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período compreendido entre 2016 e 2021, na perspectiva de fazer um levantamento do estado do conhecimento que tenha uma relação com o uso da linguagem de programação Logo e o ensino de matemática. Trata-se de um levantamento do tipo revisão de literatura, que busca à identificação e análise qualitativa dos dados a partir dos trabalhos que constituíram o corpus pesquisado.

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Biografia do Autor

Guilherme Barbosa Biriba, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Educação (UFS), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED/UFS/CNPq

Jamille Silva Madureira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Sergipe), Mestra em Ciência da Computação (Universidade Federal de Sergipe), Especialista em Administração de Sistemas de Informação (Universidade Federal de Lavras), Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Licenciada em Informática (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Tecnóloga em Jogos Digitais (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Foi professora temporária no Instituto Federal Baiano, professora efetiva do Instituto Federal da Bahia e Instituto Federal Baiano. Desde 2014 é professora no Instituto Federal Sergipe, atualmente no campus Estância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Informática e Educação - GEPIED/CNPq/UFS. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: pensamento computacional, aprendizagem criativa, jogos digitais educacionais e gamificação.

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharel em Engenharia Civil (UFS) Mestre em Computação (UNICAMP) Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC) Atividade profissional: Professor aposentado no IFS e Professor efetivo na UFS nos cursos de graduação em Computação (Ciência da Computação, Sistema de Informação e Engenharia de Computação) e de pós- graduação em Educação (mestrado e doutorado). Líder do GEPIED/UFS/CNPq

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Guilherme Barbosa Biriba, Jamille Silva Madureira, & Henrique Nou Schneider. (2024). Revisão sistemática de literatura: linguagem de programação Logo no ensino de geometria matemática. Devir Educação, 8(1), e–799. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.799

Edição

Seção

Dossiê