Análise cartográfica de uma educação no Ensino Médio pelas vias da diferença

Autores

  • Guilherme Araújo Soares Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Maria Ione Feitosa Dolzane Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.836

Palavras-chave:

Educação, Novo Ensino Médio, Filosofia da diferença, Cartografia, Subjetividade

Resumo

O artigo visa problematizar o Novo Ensino Médio, tal como apresentado nos documentos normativos, apontando para sua padronização e homogeneização, sem a preocupação de promover uma educação que contemple a diferença, conforme as perspectivas filosóficas de Deleuze. Nessa direção, são traçadas linhas iniciais de discussão sobre a concepção do Novo Ensino Médio e sobre a filosofia da diferença, buscando aprofundar a compreensão desses conceitos. Em seguida, é apresentada a metodologia da pesquisa, que se insere no campo cartográfico, abordando a criação no movimento da pesquisa e apoiando-nos nas perspectivas pós-estruturalista/pós-crítica. A pesquisa reflete sobre aspectos fortemente vinculados à educação, com destaque para a padronização presente nos documentos oficiais, cuja homogeneidade acaba por excluir as singularidades dos indivíduos. Por fim, são tecidas considerações acerca do caráter político que orienta a educação, evidenciando que esta tem sido impulsionada por normas culturais e sociais, demandando um debate mais aprofundado para que se possa estabelecer uma educação pautada na diferença, respeitando as singularidades e subjetividades de cada estudante.

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Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação no campo das Novas Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na linha: Tecnologias para Educação, Difusão e o Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Soares, G. A., & Dolzane, M. I. F. (2024). Análise cartográfica de uma educação no Ensino Médio pelas vias da diferença. Devir Educação, 8(1), e–836. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.836

Edição

Seção

Artigos