Análise cartográfica de uma educação no Ensino Médio pelas vias da diferença
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.836Palavras-chave:
Educação, Novo Ensino Médio, Filosofia da diferença, Cartografia, SubjetividadeResumo
O artigo visa problematizar o Novo Ensino Médio, tal como apresentado nos documentos normativos, apontando para sua padronização e homogeneização, sem a preocupação de promover uma educação que contemple a diferença, conforme as perspectivas filosóficas de Deleuze. Nessa direção, são traçadas linhas iniciais de discussão sobre a concepção do Novo Ensino Médio e sobre a filosofia da diferença, buscando aprofundar a compreensão desses conceitos. Em seguida, é apresentada a metodologia da pesquisa, que se insere no campo cartográfico, abordando a criação no movimento da pesquisa e apoiando-nos nas perspectivas pós-estruturalista/pós-crítica. A pesquisa reflete sobre aspectos fortemente vinculados à educação, com destaque para a padronização presente nos documentos oficiais, cuja homogeneidade acaba por excluir as singularidades dos indivíduos. Por fim, são tecidas considerações acerca do caráter político que orienta a educação, evidenciando que esta tem sido impulsionada por normas culturais e sociais, demandando um debate mais aprofundado para que se possa estabelecer uma educação pautada na diferença, respeitando as singularidades e subjetividades de cada estudante.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ARROYO, Miguel Gomez. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias Petrópolis: Vozes, 2012.
BALL, Stephen. Educação Global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
BALL, Stephen J. Política Educacional Global: reforma e lucro. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12671. Acesso em: 9 nov. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.
BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases da educação para o ensino de 1º e 2º graus e dá providências. Brasília, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 17 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação − PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 21 nov. 2023.
BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 13 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 dez. 2023.
CASTEL, Robert. Armadilhas da exclusão. Tradução Cleisa Moreno Maffei Rosa e Mariangela Belfiore Wanderley. In: WANDERLEY, M. B.; BÓGUS, L.; YAZBEK, M.C. (Orgs). Desigualdade e a questão social. 3 ed., SP, SP: EDUC, 2008.
COSTA, Marilda de Oliveira; SILVA, Leonardo Almeida da. Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, e240047, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100302&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 1 dez. 2023.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Chistian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 1. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs –Capitalismo e esquizofrenia. 2 -vol. 3. São Paulo: Editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FURTADO, Renan Santos; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. A REFORMA EM CURSO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES E SOCIAIS. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 158-179, jan. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762020000100158&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2023.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GARCIA, Sandra Regina Oliveira; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; PIO, Camila Aparecida. ‘Novo’ Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 34, p. 23–38, 2022. DOI: 10.22420/rde.v16i34.1469. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1469. Acesso em: 7 dez. 2023.
GUATTARI, Félix. Caosmose – Um novo paradigma estético. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. – São Paulo: Editora 34, 2012.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Loyola, 2008.
HYPOLITO, Álvaro M. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. RETRATOS DA ESCOLA, v. 13, p. 187-201, 2019.
HYPOLITO, Álvaro M.; JORGE, Tiago A. OCDE, PISA e Avaliação em Larga Escala no Brasil: Algumas implicações. SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION, v. 8, p. 10-27, 2020.
JODELET, Denise. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
LIMA, Norma Silvia Trindade de; MANTOAN, Maria Teresa Egler. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 824–832, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i4.8646274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646274. Acesso em: 5 dez. 2023.
PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 25-47.
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do ensino médio e as reformas empresariais na educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e23197, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.23197. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23197. Acesso em: 8 dez. 2024.
SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: O Resgate de um Empoeirado Discurso. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 34, e. 214130, p. 1- 15, 2018.
SILVA, Maurício. Da educação eurocêntrica à educação antirracista: uma introdução. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20213, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20213. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20213. Acesso em: 8 dez. 2023.
SILVA, Vandré Gomes da. Por um sentido público da qualidade da educação. 120f. 2008. Tese (Doutorado)–Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, Flávia Gonçalves da. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 28, p. 169-195, 2009. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n28/v28a10.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SOARES, Guilherme Araújo; BRITO, Ynara Silva Luniere; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. As implicações das ideias neoliberais presentes na reforma do Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e15985, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.15985. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/15985. Acesso em: 3 out. 2024.
SOARES, Guilherme Araújo; TRINDADE, Luana Dias; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Reflexões sobre a educação brasileira: a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na juventude amazonense. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202441, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68598. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68598. Acesso em: 6 out. 2024.
VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 105-118.
VERGER, Antoni; PARCERISA, Lluis; FONTDEVILA, Clara. Crescimento e disseminação de avaliações em larga escala e de responsabilizações baseadas em testes: uma sociologia política das reformas educacionais globais. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 27, n. 53, p. 60-82, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5662. Acesso em: 8 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.