A importância da Cientometria

  • Girlane Moura Hickmann Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Adolfo Antonio Hickmann Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Alexandre Pierezan Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Cientometria; Indicadores; Impacto científico; Ranking; Áreas de conhecimento

Resumo

Os conhecimentos sobre a cientometria e os impacto da produção científica, a despeito de suas importâncias, são bastante limitados, especialmente por serem ainda pouco abordados, inexpressivamente explorados nos eventos acadêmicos brasileiros e escassos na produção científica nacional. Infelizmente, isso ainda acontece em um momento que se discute qual a contribuição que que a ciência brasileira tem dado para enfrentar os desafios educacionais, de segurança pública, saúde e desenvolvimento técnico e tecnológico. Vale a pena, portanto, ter mais detalhes desse ramo da ciência, cujos conhecimentos podem contribuir para a retomada econômica do país, no direcionamento de investimentos onde se fazem mais necessários e melhoria na produção científica como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação, na área de Processos Psicológicos e Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Doutorado sanduíche na Kent State University-KSU, EUA (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no qual CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - foi a instituição de fomento); Mestre em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil; Graduação em Língua Moderna (Língua e Literatura Inglesa) pela Universidade Federal do Piauí- UFPI ), Brasil; Técnico em contabilidade; Educadora com experiência em processos de ensino-aprendizagem (idiomas português e inglês); Pesquisadora do conhecimento educacional (professor / aluno - interações, processos de aquisição da linguagem, estilos de liderança de educadores, motivação para o aprendizado, aprimoramento e dificuldades das habilidades de leitura e escrita, bilinguismo); Redatora de material didático; Coach educational- negociação e mediação de conflitos.

Adolfo Antonio Hickmann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pelo PPGE/UFPR - Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tema de pesquisa: Relações interpessoais e valores humanos na escola: uma Inserção Ecológica. Mestre em Educação - As relações interpessoais na perspectiva de Vigotski - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Segunda Licenciatura em Pedagogia (em andamento, Uni BF). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB).  Experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino e estudos da Língua Portuguesa, Gramática, Produção Textual e Metodologia do Ensino Superior. Trabalhou no Centro Educacional Adalberto Valle (Manaus, 2007-2011). Foi professor universitário de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Manaus, 2007-2009). Atuou como professor universitário da Faculdade de Direito da ESBAM (Manaus, 2011-2012). Foi membro do Núcleo de Estudos em Pedagogia Social NEPS/UFPR (Curitiba, 2013-2014). Foi representante discente do PPGE/UFPR (Curitiba, 2014-2015). Foi professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-2016). Foi professor de Produção Textual do Grupo Educacional Bom Jesus (Curitiba, 2015-2018). Foi professor-palestrante do Setor de Treinamento e Capacitação do Grupo Bom Jesus (2016-2018). Foi professor de Pós-Graduação da FAE Business School (Curitiba, 2016-2018). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - PPGE/UFPR (2014-); professor de Metodologia Científica e de Língua Portuguesa das Faculdades Batista do Paraná - FABAPAR (Curitiba, 2018-). Revisor de textos acadêmicos e de livros para editoras; Pesquisador e conferencista na área das Relações Interpessoais, dos Valores Humanos e do Desenvolvimento Humano. Também atua nos seguintes temas: Educação; Teoria Histórico-Cultural; Bioecologia do Desenvolvimento Humano; Inserção Ecológica; Grounded Theory (GT) ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD); Emoções; Vivências; Interações; Adolescência; Violências na escola; Educação Preventiva Integral; Linguística Textual; Metodologia Científica e Análise de Conteúdo. (Texto informado pelo autor)

Alexandre Pierezan, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal Fluminense (2008).Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cedido para a UTFPR (Toledo-PR).Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e graduação em DIREITO pela FINAN/UNIESP (2020). De formação com ênfase em História Antiga e Medieval, desenvolve pesquisas nas áreas de Ideias Políticas, Instituições e História Medieval. Ministra palestras para políticos e gestores de instituições públicas e privadas de todo o país. Em 17.04.2009, após ser eleito, ocupou o cargo de Diretor de Campus UFMS-CPNA, exercendo o mesmo até 21.09.2016.

Referências

AL, U.; TASKIN, Z. Relationship between Economic Development and Intellectual Production. Collnet Journal of Scientometrics and Information Management. Vol. 9, n,1, p, 25-35, 2015.

ALMEIDA, R. M.; BORGES, L.F.; MOREIRA, D. C.; LIMA, M. H. New Metrics for Cross-Country Comparison of Scientific Impact. Frontiers in Research Metrics and Analytics, v. 5, p. 1-4, 2020.

BORGES, L. F. F.; CONSTANTINO, M. Produção Científica e Colaboração Internacional: Perspectivas Sobre a Área de Economia. In: ANPEC, 2020, Brasília. In: XLVIII Encontro Nacional de Economia da ANPEC, 2020, Brasília., 2020. p. 1-18.

MUGNAINI, R. Caminhos para adequação da avaliação da produção científica brasileira: impacto nacional versus internacional. 2006. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/T.27.2006.tde-11052007-091052. Acesso em: 13 de jul. 2021.
Publicado
2021-11-27
Como Citar
Hickmann, G. M., Hickmann, A. A., & Pierezan, A. (2021). A importância da Cientometria. Devir Educação, 5(2), 290-312. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.437