“Se juntar essas letras escreve bola”: um estudo a respeito do que as crianças pensam sobre a leitura e como a realizam

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Juliana Paula de Oliveira Gomes Prefeitura Municipal de Lavras
  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.910

Palavras-chave:

Leitura, Fases da leitura, Ensino da leitura, Processos cognitivos

Resumo

Esse trabalho considera ler como um processo cognitivo complexo, que envolve várias atividades intrapsíquicas, como percepção, atenção, memória, inferência, entre outras. As discussões sobre o processo de apreensão da leitura, muitas vezes, aparecem ligadas aos estudos e pesquisas sobre a aquisição da escrita, não sendo tão explorado ou comentado como os aspectos do desenvolvimento cognitivo da criança, na área da educação. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender o que a psicolinguística discute sobre os processos cognitivos da leitura, de modo a identificar as fases evolutivas e quais as características predominantes em cada uma dessas etapas. O estudo se desenvolve a partir da aplicação de atividades de leitura com crianças de 5 anos, de uma turma da educação infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, tendo como procedimento de produção de dados a aplicação de atividades de leitura e de registros das falas das crianças durante a realização das atividades. A análise apoia-se, principalmente, nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Solé (1998) e Smith (1989) sobre a perspectiva da leitura como processo cognitivo.  Ao analisar as atividades foi possível identificar características das fases da leitura; da evolução de uma fase à outra no desenvolvimento das crianças, de acordo com os estudos dos autores selecionados para esse trabalho, e a relação entre as fases da leitura com as etapas das hipóteses de escrita considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Estágio Pós-doutoral em Educação pela Universidade de Barcelona. Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Professora do Departamento de Gestão Educacional, teorias e práticas de ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e escrita (NELLE-UFLA).

Juliana Paula de Oliveira Gomes, Prefeitura Municipal de Lavras

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em alfabetização e letramento . Pós graduada Gênero e diversidade na escola. Participante do grupo de Estudos NELLE na UFLA Pesquisadora na área de linguagem infantil e alfabetização e letramento. Professora regente no 1º ano do Ensino Fundamental.

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do Departamento de Gestão Educacional, teorias e práticas de ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e escrita (NELLE-UFLA).

Referências

FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. da G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. 26. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto alegre: Artmed. 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, A. M. C. S. et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das letras, 2010. p.45-114.

GOMES, J. P. de O. A leitura como processo cognitivo: um estudo sobre as fases de leitura em crianças de 4 e 5 anos. 2019. 88 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

GOULART, I. C. V. Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas da década de 1980. Lavras: Editora Ufla, 2023.

MARANHE, E. A. Uma visão sobre a aquisição da leitura e da escrita. UNIFESP. 2011. Disponível em http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40147 Acesso em: 02 fev. 2019.

MONTEIRO, Sara Mourão; SOARES, Magda. Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p.449-466, abr./jun. 2014.

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Editora da Unesp, 1996.

RODRIGUES, K. M. P.; GOULART, I. C. V. Intervenção literária: a estratégia de reconto na formação de leitores. Revista Álabe, Almería, n. 26, p.1-20, 2022. Disponível em: https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7788 Acesso em: 20 jun. 2023.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Trad. Daise Batista. Porto Alegra. Artes Medicas, 1989.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Gomes, J. P. de O., & Cabral, G. R. (2024). “Se juntar essas letras escreve bola”: um estudo a respeito do que as crianças pensam sobre a leitura e como a realizam. Devir Educação, 8(1), e–910. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.910

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)