Brasil e Portugal: políticas públicas de incentivo à leitura

Autores

  • Antonio Artequilino Silva Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Paulo Jaime Lampreia Costa Universidade de Évora - CIEC
  • Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça Universidade de Évora - CIEC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.870

Palavras-chave:

Leitura; Brasil; Portugal.

Resumo

Este artigo analisa as práticas leitoras dos brasileiros e propõe uma discussão sobre a trajetória do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) com a finalidade de tentar compreender possíveis conexões entre o comportamento dos leitores e as políticas públicas de estímulo à leitura promovidas pelo governo brasileiro. A análise do corpus compreende o exame de dados importantes da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil. Ademais, com o propósito de delinear prováveis analogias, o presente estudo abarca o percurso e as premissas do Plano Nacional de Leitura (PNL) em Portugal. Os laços históricos, culturais e linguísticos que aproximam os dois países são indeléveis e justificam uma investigação sobre as prováveis similitudes e discrepâncias das suas atuais políticas públicas de incentivo à leitura.

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Biografia do Autor

Antonio Artequilino Silva Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Antonio Artequilino da Silva Neto, Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2009). Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003). Realizou o curso MBA - Formação Geral para Executivos pela FIA/USP - Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (2004). Fez pós-graduação em nível de especialização na área de Educação de Adultos na UNB - Universidade de Brasília (2005). Foi professor de escola pública onde lecionou para alunos do ensino básico no período de 1990 a 1994. Atuou por mais de 25 anos como funcionário de carreira do Banco do Brasil em diversas áreas dos níveis Operacional, Tático e Estratégico. Destacou-se no Banco do Brasil na função de Gestor das Unidades Regionais de Gestão de Pessoas, principalmente nas atividades que concentravam os subsistemas de RH, mediação de conflitos, desenvolvimento humano, Clima Organizacional, Gestão do Desempenho Profissional, implementação de modelos educacionais, planejamento de ensino e elaboração de soluções educacionais. Trabalhou na Diretoria de Pessoas como Gerente da Divisão responsável pelos programas educacionais da UniBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil (2013-2014). Recebeu Título de Cidadão Goianiense conferido pela Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia por relevantes serviços prestados na educação de jovens e adultos, com ênfase ao trabalho de alfabetização de adultos (detentos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia). Lecionou na área de pós-graduação da PUC Campinas (2012-2013). Proferiu centenas de palestras com preponderância para os temas voltados para educação, trabalho e desenvolvimento humano. Integrou a Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (2015). Atuou como Gestor Público ao exercer o cargo de Coordenador-Geral de Relações do Trabalho no Ministério do Trabalho em Brasília, onde desenvolveu ações voltadas para a capacitação de servidores públicos federais e dirigentes sindicais (2016-2017). Escreveu e publicou quatro livros: “Leitura na prisão”; (2012); “Em nome dos silenciados”; (2012); “Sindicatos dos trabalhadores bancários: formações discursivas em concorrência” (2020) e "Manual do Empreendedorismo Feminino" (2023). Trabalhou como Consultor Pedagógico na Editora Positivo e prestou consultoria educacional em escolas com ênfase nos princípios da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Foi diretor escolar na Escola Municipal de Ensino Básico Professora Maria Leonor Alvarez e Silva no município de São João da Boa Vista (SP). Atualmente trabalha como consultor na empresa Sapere Aude.

Paulo Jaime Lampreia Costa, Universidade de Évora - CIEC

Paulo Jaime Lampreia Costa é, desde julho de 2007, Professor Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. É Licenciado em Ensino de Português e Francês e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, tendo defendido em provas públicas a tese intitulada A literatura na escola: estatuto, funções e formas de legitimação. Ao nível da atividade docente, é responsável pela regência de unidades curriculares, especialmente de 2º ciclo, e com incidência na área da formação de professores. Os seus interesses de investigação centram-se, de forma particular, em temáticas como o ensino da literatura, a educação literária, o ensino das línguas. Diretor de Curso do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Integra o Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIEP-UE) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL), sendo membro de diversas sociedades científicas. Orienta, presentemente, teses de Doutoramento (no âmbito do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação), dissertações de Mestrado (Mestrados em Educação: Supervisão Pedagógica e Avaliação Educacional), bem como Relatórios de Prática de Ensino Supervisonada dos Mestrados em Ensino. Integra presentemente a equipe do Projeto RED – Rendimento Escolar e Desenvolvimento, financiado pela FCT.

Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Universidade de Évora - CIEC

Professora Auxiliar com Agregação. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela NOVA FCSH, Lisboa. Diretora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Professora Visitante da UNESP, São Paulo, Brasil. Orientadora de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado na área das Ciências da Educação. É revisora em várias revistas científicas internacionais. Publica na área da educação literária, formação de leitores, literatura infantil, ensino da língua materna e bibliotecas escolares.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Silva Neto, A. A., Jaime Lampreia Costa, P., & Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, Ângela. (2024). Brasil e Portugal: políticas públicas de incentivo à leitura. Devir Educação, 8(1), e–870. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.870

Edição

Seção

Artigos